Os temíveis vasinhos - linhas de coloração avermelhada ou arroxeada que surgem na pele - podem surgir de repente e por diversas razões, como obesidade, sedentarismo, gravidez ou predisposição genética.
Tecnicamente conhecidos também como telangiectasias, os vasinhos aparecem quando são submetidos a aumento de pressão e suas paredes se dilatam. Localizam-se principalmente no rosto e nas pernas, mas podem acometer qualquer região do corpo.
No rosto, o problema pode ser desencadeado por exposição excessiva ao sol, envelhecimento da pele, fumo, uso prolongado de medicamentos tópicos, após quadros de rosácea, cicatrizes cirúrgicas e queimaduras.
Atinge cerca de 80% das mulheres, mas podem ser evitadas. No rosto, o uso de protetor solar diminui o dano causado pelo envelhecimento. Evite a utilização de cremes com corticóides por um período longo se você tem tendência ao aparecimento de vasinhos na face.
Nas pernas, é importante melhorar a circulação. O uso de meias elásticas de média compressão diminuem o extravasamento de líquido venoso, o que facilita o retorno do sangue das pernas para o coração. A prática de exercícios também auxilia na prevenção.
Uma dieta rica em fibras e o uso de sapatos de salto baixo também são medidas preventivas.
Existem tratamentos de ponta que eliminam os vasinhos indesejados das várias partes do corpo. Para isso, é preciso procurar um especialista em dermatologia ou em angiologia para avaliar o grau do problema e indicar o tratamento mais adequado.
Já certos hábitos podem piorar a situação. Fique atenta com a depilação com cera quente, pois ela pode desencadear o aparecimento pela vasodilatação provocada pelo excesso de calor. Roupa apertada também contribui para o aparecimento do problema, já que o retorno do sangue para o coração é dificultado.
Usar salto alto também faz os vasinhos aparecerem. O calcanhar tocando primeiro o chão faz parte dos mecanismos de retorno venoso. O uso de salto alto impede esse mecanismo, pois a mulher fica na ponta dos pés todo o tempo.
Por Jessica Moraes
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet