É sempre bom investir numa alimentação saudável, exercícios físicos e em uma vida emocional equilibrada, para a garantia de uma vida com saúde e qualidade.
Mesmo assim, a avaliação médica de tempos em tempos pode ser necessária, afinal, muitas doenças ocorrem sem sintomas, e a vida moderna traz cada vez mais problemas novos, tais como problemas de postura, de colesterol, hipertensão, tabagismo, câncer, diabetes, estresse, ansiedade.
Um check up anual é ideal para todas as pessoas, principalmente para quem já tem mais de 40 anos.
Um bom check up não deixa nada passar em branco, já que ele não pode ser encarado como uma bateria de exames gerais solicitados a qualquer paciente e não pode ser um pacote igual para todos, mas sim precisa buscar os pontos mais frágeis de cada paciente.
Quando o check up é bem feito e avalia individualmente o paciente (levando em consideração: histórico familiar, sexo e idade) é muito difícil alguma doença passar despercebida.
Exames fundamentais:
Pressão arterial - verificada durante cada visita ao médico
Exame de sangue - deve incluir um hemograma (contagem dos glóbulos vermelhos e brancos, plaquetas), níveis de glicose, testes de função da tireóide e conta de eletrólitos. Seu médico pode solicitar teste laboratoriais adicionais, de acordo com seu perfil e história familiar
Exames de Imagem - Tomografia do coração
Teste ergométrico - para avaliar a capacidade física
Eletrocardiograma - recomenda-se para homens e mulheres em torno dos 50 anos, pelo menos a cada dois/três anos
Teste de sangue oculto nas fezes - deve ser feito anualmente, para excluir a possibilidade de câncer colorretal
Mamografia - durante o check up, deve ser feito exame clínico das mamas; mulheres entre 40 e 50 devem discutir os prós e contras de mamografias regulares com seus médicos. O autoexame mensal de mama também deve ser feito
Papanicolau e exame pélvico - a cada três anos ou anualmente, se houver maior risco para o câncer cervical ou vaginal
Medição da massa óssea - não há um padrão para a frequência desse exame. Mulheres com histórico familiar ou pessoal que as coloque em maior risco de osteoporose devem consultar seu médico para definir a indicação
Além disso, você deve rever sua medicação de rotina com o seu médico, se continua adequada e/ou se o efeito não é mais o mesmo.
- Guarde seu cartão de vacinação com seus documentos mais importante e mantenha-o em dia. Dos 20 aos 59 anos é preciso ter tomado as seguintes vacinas: contra hepatite B; dupla tipo adulto (difteria e tétano); febre amarela; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Mantenha a imunização contra a gripe em dia também.
- Cheque sua altura - perda significativa de altura pode indicar a aceleração da osteoporose.
- A cada quatro anos, é recomendada uma colonoscopia, que permite visualizar o intestino grosso.
- Por fim, sua saúde emocional é tão importante quanto sua saúde física. Por isso, o check up anual é a oportunidade de conversar com seu médico sobre, por exemplo, falta de energia. Se for preciso, ele poderá lhe indicar um bom especialista.
Por Jessica Moraes
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet