Foto - Shutterstock
Você é daqueles que sente sono durante o dia ou enquanto faz alguma atividade corriqueira e sente sono enquanto deveria estar acordado? Cuidado, poucos sabem que a sonolência e a preguiça durante o dia podem ser caracterizados como Narcolepsia e Hipersônia, ambos, distúrbios do sono.
De acordo com a fisioterapeuta da Duoflex e especialista em Medicina do Sono, Carolina Carmona, os diagnósticos desses distúrbios não são muito fáceis de serem detectados. "A dificuldade em constatar os problemas é que eles podem ser naturalmente confundidos com uma preguiça ou sonolência demais, ainda que a pessoa durma bem durante a noite", explica.
No meio social, por exemplo, os portadores dessas síndromes são tachados pelos familiares ou amigos como preguiçosos, e desenvolvem consequente dificuldade na carreira profissional e no desenvolvimento de atividades sociais. "Em contrapartida, o indivíduo nem sempre sabe que é portador da doença, por isso, nesses casos, é fundamental o apoio psicológico e, claro, a busca por tratamento", alerta a especialista.
No caso da Hipersônia, o paciente deve apresentar os sintomas por pelo menos um mês e esse transtorno deve ter um impacto significativo sobre a vida social. Já as manifestações de Narcolepsia, começam geralmente na adolescência, trazendo sérias consequências individuais e sociais.
Seu diagnóstico pode demorar vários anos, até que possa ser identificado corretamente. Além disso, é importante ressaltar que a única diferença entre a Narcolepsia e a Hipersônia é que, neste último, a sonolência não é súbita, como acontece em um quadro de Narcolepsia, com a Cataplexia.
Ainda que não sejam consideradas doenças graves, estes distúrbios são alarmantes, afinal, tendem a acontecer a qualquer momento e em ocasiões inusitadas, entre elas, enquanto a pessoa está dirigindo um automóvel, operando máquinas ou cozinhando, por exemplo.
Por Vila Mulher
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet