Shelley e seus dois filhos
A técnica conhecida como "cold cap" (capacete frio em tradução literal), consiste em resfriar a região do couro cabeludo à temperatura de aproximadamente 4 graus negativos a fim de evitar que os fios de cabelo caiam por conta de sessões de quimioterapia e radioterapia que muitas mulheres com câncer precisam enfrentar.
Shelley Cain foi uma dessas pessoas. Ao saber do câncer de mama, sua filha Rubi, de 6 anos, pediu-lhe para que não ficasse careca. A partir de então, Shelley prometeu a si mesma, que lutaria por sua vida e também por sua aparência, para o bem dos filhos.
Apesar de os médicos não garantirem o sucesso do procedimento, ela suportou três sessões agonizantes e garantiu a permanência do cabelo, cílios e sobrancelhas ao longo de todo o tratamento do câncer. "Era insuportavelmente frio e doloroso", contou ao jornal Daily Mail.
"Mas Eu não queria assunta-los ao me ver doente e perdendo o cabelo. Eu queria que eles reconhecessem a mãe deles e não se assustassem com a minha aparência. E psicologicamente, eu tenho certeza que o fato de não perder os cabelos e cílios me ajudou a manter o ânimo", contou.
Por Vila Mulher
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet