
iStock/Butsaya
Quer botar o colesterol alto para escanteio? Então a dica de hoje é simples e bastante eficaz: faça trocas alimentares. Substitua alimentos altamente ricos em gordura por opções mais nutritivas e vantajosas para a saúde.
Alguns estudos apontam o benefício das fibras no combate ao LDL (colesterol ruim) e também que peixes, nozes e castanhas ajudam a controlar as taxas de colesterol no sangue. Então que tal reunir esse arsenal alimentar e combater o colesterol ruim?
Nós trouxemos algumas sugestões de trocas para você colocar em prática no dia a dia. O melhor de tudo é que essas substituições não são tão drásticas no cotidiano, mas vão fazer uma diferença enorme para quem procura uma vida mais saudável e livre dos perigos que o alto colesterol pode provocar. Confira abaixo!
Manteiga por margarina – na disputa a margarina leva vantagem porque não conta com a famigerada gordura de origem animal e o colesterol.
Cereais com açúcar por aveia - A aveia é rica em betaglucanas, fibras fermentadas no intestino e capazes de regular a síntese do colesterol.
Sal por ervas – ao invés de exagerar no sal troque por ervas aromáticas, como o alecrim, o orégano, além de usar alho. Eles possuem compostos capazes de controlar o colesterol.
Pão francês por pão integral – a massa integral é rica em fibras. Esse ingrediente serve de alimento a bactérias aliadas que moram no intestino, que fabricam então mais propionato, substância relacionada aos níveis de gordura na circulação. Ao chegar ao fígado, ela diminui a produção de colesterol.
Queijo por tofu – O tofu é feito de soja, e sua proteína aumenta a atividade de receptores que colocam o LDL para dentro das células, inibindo a principal enzima responsável pela produção de colesterol.
Chocolate ao leite por chocolate amargo – o chocolate amargo possui menos gorduras saturadas que o branco e a versão ao leite, além de contar com catequinas, substâncias que ajudam a combater o colesterol ruim.
Leite integral por leite desnatado - a bebida desnatada tem o mesmo teor do integral, com a vantagem de ter menos ácidos graxos saturados, gorduras que elevam os níveis de LDL, o colesterol considerado ruim.
Salgadinhos por castanhas – troque a gordura trans do salgadinhos pelas castanhas ou nozes, ricas de gordura monoinsaturada, benfeitora do colesterol.
Óleo de soja ou outros por azeite – O óleo de oliva tem como uma de suas vantagens fornecer doses generosas de ácidos graxos monoinsaturados, que não aumentam os níveis de LDL e ainda ajudam a erguer um pouco as taxas de HDL, a fração boa do colesterol.
Molho branco por molho de tomate – o molho branco é bem mais “gordo” que o de tomate, já que o preparo exige creme de leite e queijo, cheio de ácidos graxos saturados.
Por Jessica Moraes