Foto divulgação
O salto alto é um item muito usado pelas mulheres para ficarem mais bonitas, altas e se sentirem com autoestima lá em cima, mas isso pode causar danos na estrutura óssea dos pés, é exatamente isso que afastou a apresentadora Xuxa da TV. A doença se chama sesamoidite, que é a inflamação dos ossos que estão em baixo do pé, na sola, próximos aos dedões.
A recuperação é demorada, aproximadamente seis meses, mas prevenir é muito melhor. Se você ama salto alto, prefira alternar o uso para continuar com seus pés funcionando muito bem. Tanto a coluna, quanto os joelhos e a panturrilha são submetidos a um sofrimento prolongado.
O peso do corpo é jogado todo para frente e, muitas vezes, os ossos e os nervos não aguentam tamanho pressão repetidamente. Em casos mais extremos ocorre a necrose do tecido dos pés por falta de circulação. Quanto mais alto o salto, maior é a inclinação e o tamanho do estrago.
Os ossos pequenos da sola do pé acabam tendo que trabalhar sob uma pressão muito maior do que foram projetados para suportar. Tendões e outros músculos também ficam mais curtos por conta da puxada que sofrem para manter as pernas lindas sobre o saltão.
Usar pouco salto, trocar por sapatos confortáveis e repousar mais podem prevenir a doença, que é curável quanto tratada devidamente. Vamos ficar espertas!
Por Giseli Miliozi
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet