Reposição hormonal é a restituição dos hormônios que deixaram de ser produzidos pelos ovários na menopausa. As taxas repostas são iguais ou menores que as produzidas pelo próprio ovário durante toda a vida da mulher, o que a protegerá a saúde dos ossos e coração.
A falta de hormônios ovarianos causa vários problemas como, ondas de calor, ressecamento vaginal e na pele, dores nas articulações, entre outros desconfortos. A continuidade dessa deficiência sem um tratamento adequado pode contribuir para aumento do colesterol e doenças cardiovasculares.
Para o tratamento podemos encontrar uma série de métodos usados para fazer a reposição hormonal. Os estrogênios podem ser administrados por via oral, transdérmica - sob a forma de adesivos, por gel de absorção percutânea, implantes e, mais recentemente, por via nasal, como spray. Já os progestágenos são administrados somente por via oral.
Antes de iniciar o uso qualquer medicação, é preciso procurar um ginecologista e endocrinologista. O acompanhamento de um especialista é sempre indispensável, pois cada mulher precisa de uma quantidade específica de hormônio.
Os exames que previnem o câncer de mama e quando fazer cada um
Novidades em saúde infantil e doenças respiratórias em crianças
Ponto do marido depois do parto: episiotomia é violência obstétrica
3 coisas que fazem as mulheres terem mais dificuldade em emagrecer
Osteoporose: sintomas, tratamentos e origem da dor
Redes sociais e saúde mental: dicas para lidar melhor com a internet