Foto: Istock
Não adianta cuidar um pouco no verão e tentar hidratar no inverno. O cuidado com os cabelos exigem atenção, mas isso não quer dizer que você vai perder horas no salão, muito menos dias inteiros em casa.
Para te mostrar que aos poucos é possível deixar os cuidados capilares em dia a gerente técnica da Yamá Cosméticos, Sintia A. Martins, elaborou uma lista com 12 dicas (uma para cada mês) para deixar os cabelos mais lindos e hidratados durante o ano todo!
Veja aqui cuidados mês a mês para ter madeixas incríveis!
Janeiro
Foto: Istock
Com o verão em alta é hora de deixar o cabelo hidratado. Para a especialista a hidratação intensiva deve ser utilizada nesse período. Uma dica valiosa é o procedimento que pode ser feito durante a noite. "A hidratação noturna é indicada principalmente para os cabelos ressecados e com volume, porém é necessário utilizar cremes específicos para essa finalidade, pois normalmente sua formula é leve e quando aplicada sobre o comprimento e pontas absorve rapidamente. Alguns cremes são recomendado o enxague e outros não, porém isso irá depender das instruções do fabricante"
Fevereiro
O Carnaval vem aí e os cabelos merecem também balançar no ritmo da festança. Mas é preciso cuidado antes e depois da folia. Devido ao suor os cabelos precisam ser hidratados e restaurados. Shampoo, condicionador e uma boa máscara (sem trocadilhos) é essencial para levar nota 10 no quesito beleza.
Março
Foto: Istock
Cronograma capilar é sempre bem vindo com três tipos de tratamento. "O ideal é que tenham estes tipos de tratamento: nutrir, hidratar e reconstruir durante a semana", aconselha a técnica.
Abril
O pente para desembaraçar os fios deve ser escolhido com muita atenção. Pentes de cerdas largas para que quando o cabelo esteja molhado não haja força e nem atrito para o desembaraçar, o que pode provocar quebra dos fios.
Maio
Foto: Istock
Essa dica é para as cacheadas. "Recomendo sempre o uso da fronha de cetim ou envolver os cabelos em um tecido deste material; isso irá ajudar tanto a forma como também reduzir o dano dos fios pela quebra. Esse tecido não absorve a oleosidade natural produzida no couro cabeludo, que é muito importante para se evitar o frizz, principalmente na hora de acordar", recomenda.
Junho
Foto: Istock
Com a chegada do frio é comum o uso de água quente no banho, porém nesta temperatura a água vira uma vilã para os cabelos "Água morna é o mais indicado para evitar o ressecamento e descamação dos fios", explica Sintia.
Julho
Foto: Istock
Agosto
Foto: Istock
O Detox capilar é essencial. Passou da metade do ano e já se pode mensurar o quanto o cabelo foi maltratado por química, poluição, acúmulo de resíduos e até sujeira das próprias mãos. Os shampoos Detox preparam os fios e o couro cabeludo para qualquer tipo de tratamento cosmético ou químico, revigorando o couro cabeludo e deixando mais limpo e livre de oleosidade excessiva, brilhante e com movimento.
Setembro
Foto: Istock
Com a chegada da primavera e o colorido que invade o país nesta época pode dar uma vontade de colorir os cabelos também. "Cuidar dos cabelos coloridos é fundamental. Há no mercado shampoos que fazem a manutenção da cor e limpa os cabelos sem remover os pigmentos da coloração, aumentando a durabilidade e o brilho", explica Sintia.
Outubro
Foto: Istock
Chegando o mês de outubro é que pensamos o quanto o ano está passando rápido! É hora de reparar algum dano. "Produtos que promovem recuperação intensiva aos cabelos e brilho natural são indicados". A especialista destaca principalmente para os cabelos que passaram por processos químicos, uma dose extra de cuidado é sempre bem vinda.
Novembro
Foto: Istock
Considerado o mês dos feriados, novembro é ótimo para quem deseja aproveitar dias de folga. Resíduos de cloro, poeira, sal e sol. Que combinação bombástica! "É necessário usar o tipo de produto indicado para o cabelo. Só ele vai repor o que os fios realmente precisam. A dica é enxaguar bem os fios para que a água retire qualquer resíduo de produto nos cabelos".
Dezembro
Foto: Istock
É o mês das festas! Confraternizações, encontros animados e claro, as comemorações de fim de ano. Com tantos compromissos fazer o próprio penteado de maneira criativa pode ser uma saída. "Abuse de tranças, meio preso e coque", finaliza Sintia.