Foto - Zero Creatives/Image Source/Corbis.
Quando as luzes ou o clareamento dão errado, seja por serem feitos em casa ou porque o profissional "errou a mão", o primeiro pensamento que nos vem à cabeça é: escurecer tudo de novo. Que tal a praticidade de fazer esse processo em casa?
O cabeleireiro João Franco, do Studio João Franco, explica que os riscos são os mesmos de qualquer outro processo químico. "Deve-se ter cuidado especial e o ideal é que o processo seja feito por um profissional habilitado. As diferenças de tons são comuns de acontecer, como nuances esverdeadas (se o cabelo estiver muito poroso ou danificado), e o resultado, muitas vezes, é um cabelo manchado", alerta o profissional.
Mas ele explica que os tonalizantes podem ser uma boa opção para o escurecimento caseiro: "Por ter um menor poder de fixação e diferenciação de tons (do claro para o escuro e/ou vice versa), os tonalizantes agridem menos o cabelo do que uma coloração", conta, ressaltando que é preciso ter cuidado, principalmente com fios brancos, pois a tintura pode não cobri-los e acabar deixando-os com aspecto envelhecido e amarelado.
É muito importante que você analise o estado de seu cabelo. "O teste de elasticidade pode ser feito em casa, pegando uma fina mecha de cabelo e dando um nó solto. Se o cabelo desfizer o nó, pode ser um sinal de que está saudável para receber o tratamento. Escorregar o dedo no fio do cabelo de cima para baixo e de baixo para cima é uma boa forma de analisar a porosidade do fio e abertura de ‘escamas’, pois, quanto mais poroso, mais absorção de química ele fará", recomenda o cabeleireiro.
A blogueira Bruna Biasso, do "Tinta no Cabelo" , ensinou como resolver o problema de mechas manchadas de forma rápida e fácil. Veja só:
- Escolha uma cor de tonalizante preferencialmente mais clara que sua cor de fundo e mais escura que suas mechas (os tons médios são ideais para esse tipo de situação).
- Você também precisará de um frasco de emulsão reveladora, de preferência da mesma marca, e um par de luvas para não manchar as mãos.
- Basta aplicar em todo o cabelo, mecha por mecha, e aguardar 20 minutos (contadinhos no relógio). Depois disso, lave e hidrate o cabelo e você terá mechas lindas em tom sobre tom.
Por Juliany Bernardo (MBPRess)