fotos reprodução: nyclq
Quase toda casa tem tapetes. Um item muito usado na decoração e muita gente ainda tem dúvidas de como usar e qual modelo é mais indicado para cada tipo de ambiente.Hoje em dia não existem muitas regras de tamanhos, estampas, estilos e cores, mas vale o bom senso. É possível, por exemplo, usar dois tapetes de estampas diferentes juntos, no entanto, procure escolher modelos que tenham o mesmo matiz.
Os tapetes quadrados são os mais comuns na decoração, mas os redondos cada vez ganham mais espaço, principalmente em halls de entrada e quartos infantis.Agora, se estivermos falando de sala de jantar, existe uma regrinha sim, mas que se justifica. As cadeiras devem ficar dentro da área do tapete mesmo quando estiverem em uso, ou seja, é preciso que ele tenha uma metragem grande o suficiente para toda a mesa, isso permite que as pessoas se movimentem com conforto e evita que elas se enrosquem no tapete ao se levantarem.
O home theater é outro ambiente que pede um tapete, pois ele atua como um isolante acústico. Os modelos mais fofinhos são mais indicados e também mais confortáveis para esse espaço.
Quando se trata de limpeza e manutenção o recomendado geralmente é usar um aspirador de pó duas vezes por semana. Para eliminar manchas, apenas sabão e detergente neutros. Na dúvida, consulte o fabricante.
Ainda não sabe qual modelo de tapete escolher? Reserve esse momento depois de toda a decoração do ambiente já estiver pronta. Aí você saberá, com o devido planejamento e medida das áreas já com os móveis o que mais cae bem e o mais apropriado de acordo com o espaço, cores e estilo do cômodo.
Por Jessica Moraes
5 tendências de decoração para mulheres executivas
8 dicas de Feng-Shui para melhorar a energia do quarto
Sala de jantar pequena: dicas para decoração
Decoração da casa com elementos da personalidade: dicas e inspirações
3 táticas para decorar a casa e amar o resultado
Flores, cola e criatividade: inove na decoração do casamento