Se você é comerciante ou empresária e está com receio de perder dinheiro em tempos de crise, conheça as dicas de quem entende do assunto e prepare-se para driblar os desafios financeiros.
Segundo economistas e educadores financeiros, a recomendação unânime é a de que o empresário adote uma estratégia defensiva no mercado. Com EUA e Europa em situação delicada, o crescimento do Brasil desacelerou, então o investidor deve estudar muito antes de fazer qualquer aplicação e sempre estar atento a investimentos que acompanham juros e a inflação, considerados boas opções.
O pagamento dos dividendos é a segunda recomendação. Fazendo isso, o empresário continua a ganhar, mesmo com queda nas bolsas de valores. Focar no mercado interno também é uma das dicas, já que há menos risco de ficar vulnerável à crise externa. Usar a bolsa para investimentos de longo prazo funciona como medida de baixa perda. Resgatar o dinheiro imediatamente após haver queda resulta em diminuição de preços da companhia, mas esperar a estabilização do mercado aumenta as chances de rendimento. O recomendado é não pegar de volta o dinheiro aplicado por pelo menos três anos.
Antes de investir, deve-se conhecer o mercado. Comprar ouro só faz sentido se ele for comprado barato e vendido caro. A aquisição do metal não vai ajudar necessariamente a manter o patrimônio, ainda mais se ele ficar em baixa com a crise.
Fundos de investimento são a forma apropriada para se ganhar dinheiro, mas sem precipitações na hora da venda. No mercado de fundos, o destaque é do setor imobiliário.
Por Livany Salles
Fonte: América Economia
5 cursos na área da beleza para quem quer empreender!
Ministro norueguês se demite do cargo por carreira da esposa
Ser demitida foi a melhor coisa que me aconteceu
Conheça a primeira mulher a narrar um gol de Copa do Mundo
10 hábitos de sucesso para estudar para o ENEM a partir de agora
Piloto, mulher e mãe: os desafios e felicidades de ser comandante