Foto - Shutterstock
Prolongar o fim de uma tarefa monótona no trabalho para tomar um café no meio da tarde ou mesmo adiar a ida ao supermercado para não perder tempo na rua e chegar mais cedo em casa são decisões comuns no dia a dia de qualquer pessoa. Procrastinar algumas tarefas, mesmo que sejam cotidianas, resulta em um imenso prazer imediato.
"O problema começa quando estas ações se tornam um padrão e te afastam de alcançar sonhos pessoais e metas profissionais. Aprender a manter a autodisciplina e focar em seus objetivos exige autoconhecimento para identificar quais gatilhos resultam na falta de comprometimento com seus próprios desafios", alerta Villela da Matta, especialista em coaching.
Veja a seguir, algumas dicas preparadas pela Sociedade Brasileira de Coaching:
1. Colocando as tarefas em ordem
Comece analisando o seu dia a dia e se questione: quais são as tarefas e projetos a serem desenvolvidos, quanto tempo cada um exigirá e mapeie possíveis imprevistos.
Cheque o que é possível fazer e o que deve ser eliminado. Em seguida, planeje sua agenda levando em consideração suas prioridades de curto e longo prazo.
2. Diga adeus às distrações
"Fuja daquilo que prende a sua atenção e que, além de não acrescentar nada, atrapalha a produtividade. Para não ficar sobrecarregado, crie intervalos com tempos curtos e determinados para limpar a mente e se distrair, mas o faça apenas quando sua mente estiver esgotada ou você tiver algum tipo de bloqueio para a execução de suas atividades", aconselha Villela.
3. Não morra na praia
Desenvolver a autodisciplina não é uma tarefa fácil. Os momentos de cansaço ou a vontade de deixar para amanhã serão inúmeros, mas não se permita voltar aos velhos hábitos. "Persista em suas metas e lembre-se que você tem o potencial para transformar seus sonhos em realizações ao se manter no caminho correto", estimula Villela.
4. Motive-se
Tenha claro o que você pode perder ao não ser disciplinado e coloque no papel todos os benefícios de contar com a disciplina como condutor de seus objetivos.
Não use a autodisciplina como um castigo ou punição, mas sim como uma ferramenta que trará mais realizações à sua vida. Uma palavra que pode muito bem ser associada à autodisciplina é a perseverança, pois é um exercício diário.
Por Vila Mulher
5 cursos na área da beleza para quem quer empreender!
Ministro norueguês se demite do cargo por carreira da esposa
Ser demitida foi a melhor coisa que me aconteceu
Conheça a primeira mulher a narrar um gol de Copa do Mundo
10 hábitos de sucesso para estudar para o ENEM a partir de agora
Piloto, mulher e mãe: os desafios e felicidades de ser comandante