Nem tudo que você acha adequado realmente é. Foto: iStock_grinvalds
Muitas pessoas têm seu networking profissional cadastrados no Linkedin. Atualmente, mais de 347 milhões de profissionais fazem parte desta rede de negócios, sendo que mais de 20 milhões deles estão no Brasil.
Entretanto, apesar dela ser uma ampla ferramenta para quem deseja realizar conexões e relacionamentos confiáveis com empresas e outros profissionais, conferir oportunidades de trabalho e indicar vagas, muitas pessoas pecam ao utilizá-la. Acredite! Os erros são mais comuns do que parecem!
Para evitar que isso aconteça com você, consultamos Léo Szterenzys, diretor de novos negócios da Presença Online, empresa focada na construção, posicionamento e manutenção da imagem de pessoas, personalidades, marcas e empresas dentro do ambiente digital. Ele identificou os cinco erros mais cometidos pelos profissionais. Confira e evite!
1 - Misturar a vida pessoal com a profissional:
Algumas pessoas querem compartilhar fotos em situações e ambientes impróprios para essa rede. É necessário atentar que tudo que é publicado no Linkedin pode ser responsável para alavancar a imagem do profissional ou danificá-la entre os colegas.
2 - Mentir no perfil:
Na área dos negócios, mentir é sempre um tremendo erro. Evite esse comportamento, pois o Linkedin é utilizado pelo RH de muitas empresas. Informações falsas são perceptíveis em uma entrevista presencial e podem deixá-lo em uma situação constrangedora.
3 - Foto profissional:
Não ter uma foto no perfil é outro grande erro! Se por ventura você tentar criar contato com outros profissionais e o perfil estiver sem foto, certamente, você será ignorado. Outra dica é colocar fotos com um fundo neutro e uma roupa apresentável. Ou seja, com cara de profissional.
4 - Perfil incompleto:
Assim como uma boa foto, um perfil completo atrai a atenção de empresas. Coloque informações relevantes como cursos que realizou, palestras e eventos que participou, formações, empresas que já trabalhou entre outros. Além disso, sempre que ocorrer algo novo na sua vida profissional (uma promoção, cursos novos) atualize no perfil.
Foto: John Smith/Corbis
5 - Não ter conexões:
O Linkedin é uma rede de relacionamento profissional. Por este motivo é muito importante pertencer a algum grupo para acompanhar oportunidades, conhecer novos profissionais e mostrar seus interesses. Além de saber onde as pessoas estão trabalhando. Se um dia estiver precisando de um emprego os grupos abrem portas para o mercado.
Léo Szterenzys ainda fez uma recomendação: "Antes de criar um networking na rede tenha consciência de que seu perfil será visto por pessoas do mundo inteiro. Seja coerente nas informações e mantenha sempre descrição".
5 cursos na área da beleza para quem quer empreender!
Ministro norueguês se demite do cargo por carreira da esposa
Ser demitida foi a melhor coisa que me aconteceu
Conheça a primeira mulher a narrar um gol de Copa do Mundo
10 hábitos de sucesso para estudar para o ENEM a partir de agora
Piloto, mulher e mãe: os desafios e felicidades de ser comandante