Foto: Istock/BartekSzewczyk
Em meio a uma crise econômica, as vagas de trabalho estão ainda mais acirradas e quem quer ingressar em um emprego novo ou trocar de empresa precisa estar muito mais preparado para a concorrência.
E sem dúvidas, ter um bom desempenho durante a entrevista é determinante para conquistar a vaga. Pensando nisso, a especialista em recrutamento, Renata Filippi, da STATO, consultoria especializada em gestão de carreira, listou 7 dicas para se dar bem na seleção e conseguir uma colocação.
Dá só uma olhada:
1. Seja pontual e tenha cuidado com a imagem
Procure não chegar com muita antecedência, pois demonstra ansiedade. Atrasado nem pensar. Chegue 10, 15 minutos antes. É tempo suficiente para se apresentar, tomar uma água e relaxar um pouco antes da entrevista. Com relação ao vestuário, ser conservador e um pouco mais formal, é o mais seguro, afinal é o primeiro contato pessoal com a empresa.
2. Estude antes
Assim como as empresas já utilizam as redes sociais para conhecer mais o perfil dos candidatos, a ferramenta também pode ser utilizada em favor do profissional. Por isso, pesquise e tente saber um pouco sobre o perfil de quem irá entrevistá-lo. Vocês podem ter sinergias e trazê-las à tona é sempre bem-vindo. Lembre-se, a entrevista é uma via de duas mãos.
3. Não tome o lugar do entrevistador
Apesar de a entrevista ser uma via de mão-dupla, quem a conduz é o entrevistador. Portanto, saiba escutar o que ele (a) tem para lhe perguntar, responda com clareza e objetividade e não exagere nos detalhes. Ser prolixo prejudica muito a performance nas entrevistas.
4. Saiba falar sobre si
Esteja preparado para falar a seu respeito, mencionar suas fortalezas e pontos de desenvolvimento. Se prepare para valorizar suas qualidades e argumentar como você lida com seus defeitos sem que eles se transformem em prejuízos para a empresa. Se tiver feito alguma avaliação de potencial recentemente, releia-a para dar subsídios ao seu posicionamento na entrevista.
5. Exemplos reais + autenticidade = credibilidade
Cite situações reais para exemplificar suas competências - tanto técnicas quanto comportamentais - e não traga um discurso ensaiado. Quanto mais natural for o discurso, mais credibilidade o entrevistado transmite ao entrevistador.
6. Seja claro e objetivo
Tenha clareza sobre os seus objetivos de carreira e saiba falar sobre os motivos de saída das empresas em que atuou. Não fique preso a situações delicadas que possa ter passado. Relate-as brevemente e tenha foco nas suas principais contribuições e legado.
7. Esteja aberto a negociação
Não "exija" um valor como remuneração, fale sobre o seu último pacote e demonstre flexibilidade com relação ao assunto, caso goste do projeto e sinta confiança na empresa.
5 cursos na área da beleza para quem quer empreender!
Ministro norueguês se demite do cargo por carreira da esposa
Ser demitida foi a melhor coisa que me aconteceu
Conheça a primeira mulher a narrar um gol de Copa do Mundo
10 hábitos de sucesso para estudar para o ENEM a partir de agora
Piloto, mulher e mãe: os desafios e felicidades de ser comandante