Diferente dos nossos países vizinhos, a participação feminina no Legislativo e Executivo ainda continua pequena no poder. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 379.176 candidatos inscritos para as eleições 2008, cerca de 22% são mulheres e mais de 78% são homens.
Um levantamento da União Interparlamentar indica que atualmente apenas 12,3% das mulheres ocupam o Congresso Nacional, justamente em um país que elas representam mais de 50% da população.
Os números do TSE também revelam que 1.590 mulheres disputam uma vaga de prefeito nos 5.564 municípios do país, contra 13.699 candidaturas de homens. O Nordeste é a região com maior participação feminina na briga eleitoral para o principal cargo do executivo, com 667 mulheres inscritas.
Ainda conforme a instituição, as mulheres ficam bem atrás dos homens no número de candidaturas para uma vaga de vereador. São 76.899 candidatas contra 271.695 de candidatos.
Diante desses números, a Secretaria de Políticas para a Mulher, o Conselho Nacional de Políticas para a Mulher e comitê de mulheres de vários partidos políticos resolveram unir forças e inauguram hoje (dia 27) a campanha "Mais Mulheres no Poder". Ela será divulgada no rádio e na TV e terá uma plataforma eleitoral para qualquer candidatura, interessada em promover a igualdade de homens e mulheres nas eleições brasileiras.
Por Juliana Lopes
5 cursos na área da beleza para quem quer empreender!
Ministro norueguês se demite do cargo por carreira da esposa
Ser demitida foi a melhor coisa que me aconteceu
Conheça a primeira mulher a narrar um gol de Copa do Mundo
10 hábitos de sucesso para estudar para o ENEM a partir de agora
Piloto, mulher e mãe: os desafios e felicidades de ser comandante