Nos últimos sete anos a participação das mulheres no mercado de trabalho cresceu mais de 40%. A explicação vem da forma como a mulher tem conduzido a sua vida atualmente: conciliando carreiras com os afazeres do lar e a família, conquistando novos espaços no mercado de trabalho, buscando a igualdade de direitos sociais e a independência financeira.
Profissionalmente, a classe feminina vem aumentando gradativamente a participação em funções importantes dentro da empresa. Hoje a mulher já ocupa 36% dos cargos de liderança, inclusive em áreas antes dominadas pelos homens.
Esse é o caso de Camilla Pini, sócia-diretora da Alpex, empresa que atua na indústria de produtos extrudados e acabados de alumínio. Ela conta que, embora ligada a vida profissional (ela não imagina sua vida sem celular e acesso à Internet), não deixa de faltar aos compromissos relacionados aos filhos, nem abre mão da vida social.
O fato de conciliar os múltiplos papéis associado a características como sensibilidade, intuição e a criatividade colocam a mulher em destaque no mercado de trabalho.
Por Lívany Salles
5 cursos na área da beleza para quem quer empreender!
Ministro norueguês se demite do cargo por carreira da esposa
Ser demitida foi a melhor coisa que me aconteceu
Conheça a primeira mulher a narrar um gol de Copa do Mundo
10 hábitos de sucesso para estudar para o ENEM a partir de agora
Piloto, mulher e mãe: os desafios e felicidades de ser comandante