Elas estão mais presentes em nossas vidas do que imaginamos. Seja na hora de marcar uma consulta médica, prestando auxílio nas reuniões, providenciando aquele presentinho de última hora, anotando e lembrando nossos compromissos... Mais do que justo é comemorarmos junto com elas o Dia da Secretária.
A estimativa do sindicato que representa a categoria no Estado de São Paulo é de que, no Brasil, dois milhões de pessoas trabalhem na profissão. A presidente da entidade, Isabel Cristina Baptista, detalha um pouco mais sobre a dia a dia das secretárias.
É uma profissão em alta, ainda muito procurada pelas mulheres?
A profissão está em igualdade com as demais no mercado de trabalho. Sofre recessões quando há crise, mas sempre numa empresa você encontra e identifica uma secretária. O número de mulheres na profissão ainda é grande. Esta predominância apareceu na Guerra Mundial, quando os homens dominavam os postos de trabalho. Chamados para a guerra, nós mulheres assumimos estas tarefas. O perfil que era mais operacional tinha maior identidade com o feminino. Hoje, os homens têm retomado ao mercado.
Qual deve ser o perfil de uma secretária?
O perfil do profissional de secretariado tem mudado ao longo do tempo, atendendo as exigências do mercado de trabalho. É preciso ter criatividade, iniciativa, velocidade, conhecimento tecnológico, liderança, atendimento, comunicação, atuando juntos aos níveis decisórios e estratégicos. O papel hoje é de facilitar a rotina administrativa para que a empresa coloque seu foco no produto ou serviço principal.
Atualmente, com tanta modernidade em termos tecnológicos, quais as incumbências das secretárias?
A "externo="sim"]tecnologia veio para somar e oferecer melhor qualidade de vida e no trabalho. As secretárias devem dominar os avanços tecnológicos, subsidiando assim maior agilidade na prestação de serviços e assessoria ao executivo e sua empresa.
Qual deve ser sua formação? Existem cursos específicos?
Com a regulamentação da profissão, Lei 7377/85 e 9261/96, há necessidade de formação em cursos de nível técnico e superior em Secretariado/Secretariado Executivo. Para os profissionais que ingressaram na carreira, formados em outra área, existe a modalidade à distância, que habilita para o registro profissional em menor tempo e estará igualmente legal nos termos da Lei e Código de Ética para o exercício da profissão.
Qual deve ser o diferencial de uma secretária para que ela alcance o sucesso na profissão?
É identificar-se e gostar do que faz. Estar imbuído de um trabalho com profissionalismo e qualidade. Colocar em sua atribuição o gosto por servir, no sentido de desempenhar com qualidade as tarefas que lhe são confiadas.
Qual é a faixa de salário de uma secretária nos dias de hoje?
A média das homologações realizadas no nosso sindicato nos últimos dois anos mostra um salário em torno de R$ 3.000,00, sendo que a média só dos maiores salários gira em torno de R$ 6.000,00.
Quais são as principais dificuldades enfrentadas por essas profissionais?
Compatibilizar vida pessoal e profissional. Muitos profissionais têm que acompanhar os horários dos executivos que atendem.
Leia também - Diferentes maneiras de trabalhar com moda
Por Adriana Cocco
5 cursos na área da beleza para quem quer empreender!
Ministro norueguês se demite do cargo por carreira da esposa
Ser demitida foi a melhor coisa que me aconteceu
Conheça a primeira mulher a narrar um gol de Copa do Mundo
10 hábitos de sucesso para estudar para o ENEM a partir de agora
Piloto, mulher e mãe: os desafios e felicidades de ser comandante