"Falta de mão-de-obra qualificada é desculpa de empresário ultrapassado. O gestor que não investe no funcionário está defasado", conta o assistente de recursos humanos, Caio de Abreu.
Muitos empresários têm investido na capacitação profissional de seus contratados. As alternativas costumam ir desde a inclusão de poucos funcionários em programas de aperfeiçoamento terceirizados até a capacitação técnica oferecida pelas chamadas universidades corporativas.
Para o comerciante, Antônio Pinto, o investimento é válido e os resultados são bem significativos. "Paguei um workshop de culinária para as minhas três confeiteiras. Elas adoraram o evento e trouxeram novidades. O público também aprovou", conta Antônio, que é dono de uma padaria há 11 anos.
"O centro de treinamento é voltado para a qualificação da mão-de-obra de base de uma empresa", esclarece o diretor nacional de educação da ABRH-Nacional (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Luiz Edmundo Rosa.
Para ele, a formação dos jovens que chegam despreparados no mercado de trabalho é fundamental. "É preciso investir nestes profissionais, pois a qualificação destas pessoas têm sido inferior às necessidades das organizações", avalia.
O que são as universidades empresariais?
Destinadas ao ensino técnico em um grau mais aprofundado, são vinculadas a instituições públicas ou privadas que tenham necessidades muito específicas de formação de seus colaboradores.
O recurso costuma ser muito utilizado por empresas de grande porte, que adotam em sua própria base unidades de ensino para seus funcionários. No Brasil, a Petrobras (Universidade Petrobras), a Caixa Econômica Federal, a Datasul e o Serpro são exemplos de empresas que tiveram a iniciativa.
Por Livany Salles
5 cursos na área da beleza para quem quer empreender!
Ministro norueguês se demite do cargo por carreira da esposa
Ser demitida foi a melhor coisa que me aconteceu
Conheça a primeira mulher a narrar um gol de Copa do Mundo
10 hábitos de sucesso para estudar para o ENEM a partir de agora
Piloto, mulher e mãe: os desafios e felicidades de ser comandante