O fim de semana é cheio de alegrias! Festas, baladas, viagens, compras, salão de beleza, encontro com as amigas e o namorado. Mas, quando a tarde de domingo vem caindo, toda essa descontração vai se transformando em mau humor, irritabilidade, angústia e, então, surgem a dor de cabeça, o enjôo no estômago. Será que você não sofre da fatídica Síndrome da Segunda-Feira?
Não, não é frescura, não! A fobia pela poderosa segunda-feira existe mesmo e pode comprometer não somente sua saúde, mas a sua produtividade e eficiência no trabalho, colocando em risco o seu emprego.
Segundo Cecília Russo Troiano, autora do livro "Vida de Equilibrista" e colunista aqui do Vila Sucesso, um dos causadores deste problema é a rotina desgastante do dia a dia.
"É esta repetição dos rituais e atividades. Além disso, em geral, as pessoas fazem MUITAS coisas! Agendas estressantes, pouco tempo com a família, muito tempo parado no trânsito... tudo isso faz o fim de semana ser muito desejado. Mas, na verdade, acho que ele é bom porque sabemos que são intervalos. Não acho que as pessoas queiram viver uma vida só com fins de semana".
Para as mulheres, diz Cecília, a falta de planejamento da vida profissional, o fato de estar na profissão errada ou se esquecerem completamente de sua vida pessoal durante a semana útil podem ser fatores determinantes para se tornarem vítimas da síndrome da segunda-feira.
"Nós mulheres temos muitos compromissos, nos cobramos demais e dividimos pouco as tarefas com os maridos. Tudo isso resulta numa agenda apertada, com pouco tempo de nos dedicarmos às nossas coisas". No trabalho, as consequências podem ser várias: falta de foco e cansaço, o que algumas vezes resultam na piora de qualidade do trabalho executado.
Quer saber? Resolva logo esta situação, pois é impossível riscar as segundas-feiras do calendário! Veja só as orientações da nossa colunista.1 - Estabeleça prioridades;
2 - Seja menos perfeccionista, aceite que não somos perfeitas e que nota 7 ou 8 já é bom demais;
3 - Tente se concentrar naquilo que está fazendo, ou seja, se está com os filhos, fique 100% com eles, esqueça celular e o mundo à sua volta. Idem quando estiver no trabalho: concentração total por lá!
4 - Simplifique sua vida! Às vezes, queremos exagerar na dose... fazer uma festa para o filho que mais parece festa de 15 anos. Talvez para ele o mais legal seja brincar com os amigos, com refrigerante, bolo e bexiga.
5 - Peça ajuda!! Chame e cobre o marido para que ele ajude. Mas aceite o jeito dele de fazer, mesmo que não seja exatamente o seu.
E boa segunda-feira!
Por Adriana Cocco
5 cursos na área da beleza para quem quer empreender!
Ministro norueguês se demite do cargo por carreira da esposa
Ser demitida foi a melhor coisa que me aconteceu
Conheça a primeira mulher a narrar um gol de Copa do Mundo
10 hábitos de sucesso para estudar para o ENEM a partir de agora
Piloto, mulher e mãe: os desafios e felicidades de ser comandante