Mais #

Especialistas

Imagem de assinatura

Quem é próspero financeiramente passa ao largo das crises

Prosperidade, prosperar vem da origem latina e expressa ser “ditoso”, “talentoso”, “afortunado” e “esperançoso”. Se analisarmos bem, é um estado de ser – e todo estado é possível de ser aprendido e tornado natural.

Leia Mais
Imagem de assinatura

Devo agora quitar meu financiamento imobiliário?

O importante nesta equação é decidir com racionalidade aliada à subjetividade do que fará bem a você. Para algumas pessoas, ter casa própria é algo impensável, pois elas preferem alugar conforme sua preferência do momento.

Leia Mais
Imagem de assinatura

O jeito como você trata o dinheiro é como trata a si mesma

A nossa relação com o dinheiro anda de mãos dadas com a nossa relação pessoal, a nossa estima. Dinheiro é uma energia que flui da mesma maneira que é a nossa energia pessoal: se fluida, se contínua, sempre está circulando dentro de um sistema organizado e capaz de se manter assim.

Leia Mais
Imagem de assinatura

O que que tá pegando com suas finanças?

Se for para começar a conversa dizendo que tudo é culpa da crise, do governo, do seu emprego, dos seus pais, da descoberta de água em Marte... melhor você não continuar a leitura.

Leia Mais
Imagem de assinatura

É possível cobrar com classe

Atire a primeira pedra aquele que considera a tarefa de cobrar, seja o que for, algo extremamente simples e fácil. No mundo ocidental, que tem uma forte parcela de culpa no processo da educação desde a infância, a palavra "cobrança" tem um tom de repulsa bem considerável. Embora todos queiram cobrar - porque a contrapartida é receber, e isso em geral é muito bom! - poucos querem fazer isso por várias razões: vergonha, timidez, insegurança, desconforto e mesmo preguiça.

Leia Mais
Imagem de assinatura

Em momentos de crise econômica o que podemos fazer?

Tudo menos ficar paralisados com medo do desconhecido, posso dizer a quem me pergunta qual a melhor atitude em cenários de dificuldade na economia. Digo isso com convicção porque tudo muda o tempo todo, e se queremos sair de um quadro de dificuldades, o primeiro passo é justamente fazer alguma coisa, e não esperar a coisa evoluir sozinha, seja para melhor ou pior.

Leia Mais
Imagem de assinatura

Tire a pobreza de dentro de você!

Muita gente já leu, se informou e buscou referências em como fazer para ter melhor controle financeiro. Saiba como mudar sua vida econômica.

Leia Mais
Imagem de assinatura

Vamos guardar dinheiro todos os dias?

Muita gente diz que não consegue guardar um dinheirinho para a poupança todos os meses. Em geral o comentário é que "no fim do mês não sobrou nada", e aquela promessa de guardar uns R$ 60 acaba ficando para outra oportunidade. Será que realmente não conseguimos poupar com regularidade?

Leia Mais
Imagem de assinatura

Como equilibrar as contas mensais sem sofrer muito...

Para muita gente a ideia de controlar as contas mensais parece algo distante e complicado. É fácil entender o porquê: a maioria de nós não teve um aprendizado de como usar o dinheiro tanto na escola quanto em casa, e acabamos aprendendo observando como as pessoas lidam com o recurso financeiro - e na grande maioria das vezes não lidam, deixam acontecer, que é a principal causa do descontrole financeiro.

Leia Mais
Imagem de assinatura

Será que a inflação volta a nos assombrar?

Para responder a isso com certeza penso que nem uma boa bola de cristal daria conta, mas podemos sim pensar em como lidar com possíveis aumentos de preços - alguns abusivos, sem dúvida, outros causados por efeitos de mercado, demanda e oferta - que podem afetar menos a nossa vida se tomarmos alguns cuidados com nosso controle financeiro.

Leia Mais
Imagem de assinatura

2014 é um ano bom para comprar uma casa?

Como eu não tenho grandes conhecimentos de clarividência posso entender que muita gente vem perguntando sobre comprar imóveis neste ano por ser ano eleitoral e com o evento da Copa do Mundo. Agora eu me pergunto em qual sentido isso pode ser associado: em ano de jogos não se vende casa? Em ano eleitoral comprar casa é mau negócio?

Leia Mais
Imagem de assinatura

5 dicas para economizar nas compras de Natal?

Mais uma vez estamos em Dezembro - oba, fim de ano! - e temos aquele tradicional ritual de festas, presentes e vitrines decoradas com o que há de mais belo para nos estimular a comprar, comprar, comprar. Sei que é duro resistir a tanto assédio, que vem nas ruas, na internet, nas mensagens de celular e em tudo que nos rodeia, e por isso mesmo coloco algumas dicas preciosas para não perder a cabeça e economizar dinheiro nas compras de Natal:

Leia Mais
Imagem de assinatura

Como fazer para comprar menos?

Sim, dá para mudar o quadro de consumir compulsivamente, seja em qual for o grau de compulsão e resultado - mas implica em vontade e determinação não só para evitar abrir a carteira ou passar o cartão de crédito. Recebo muitas perguntas sobre como fazer para comprar menos, como não sofrer com a vontade de consumir todas as novidades das vitrines, e ainda no segundo semestre do ano como resistir a tanto apelo para comprar e ser feliz tanto neste ano quanto no vindouro. Dá para resistir? Sim, mas é preciso prestar atenção em alguns conceitos que vão te ajudar a comprar menos e "curar" este mal que assola as contas correntes.

Leia Mais
Imagem de assinatura

Fiador X credor - como conduzir esta delicada relação?

Fiador, está aí uma palavra difícil para muitas pessoas. A história da fiança é algo parecido com um segredo de família: todos conhecem mais ou menos o assunto, porém poucos comentam e procuram ao máximo deixar o assunto no fundo do armário com a crença que "um dia isso se resolve sozinho". Pois é, um segredo de família ou algo oculto pode até realmente acabar por esquecimento das pessoas ou pelo simples ciclo da vida... mas a fiança, que envolve dinheiro e nome, consegue provar a "vida pós-morte", porque é capaz de acompanhar a pessoa até o fim de sua vida e depois vir para seus herdeiros.

Leia Mais
Imagem de assinatura

Dá para poupar mesmo com a economia instável?

A resposta é sim. Mesmo com a divulgação de estimativas de desempenho econômico do governo serem mais baixas que o esperado para o ano - que indica um crescimento menor do que o ano passado na economia do país, e que afeta diretamente todos os setores da cadeia produtiva - cada um de nós pode fazer muito não só para si mesmo como para toda a economia usando bem o recurso financeiro.

Leia Mais
Copyright © 2021 e-Mídia Precisa de ajuda?