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Comprar na internet vem ganhando mais adeptos, já que a variedade de produtos e a comodidade na hora da compra é bem maior. Nessa época de fim de ano então, é uma ótima saída para fugir da multidão que vai às compras em lojas e shoppings.
Mesmo assim é preciso estar atenta e comprar em sites confiáveis. Para manter sua segurança na hora da compra, veja dez dicas do site do Procon, órgão de defesa do consumidor:
1 - Prefira comprar em sites que tenham lojas físicas na sua cidade, assim, se houver problemas você pode ir até a loja reclamar.
2- Verifique a reputação do site no Google e em sites de reclamação. Se a loja não for confiável, haverá reclamações dos consumidores.
3-Não faça compras e nem forneça dados pessoais ou do seu cartão de crédito quando estiver em computadores públicos ou em lan houses.
4- Fique atenta aos prazos de entrega após a confirmação do pagamento. Prefira sites em que você pode acompanhar a situação da entrega por meio do seu cadastro.
5- Não compre agora presentes de Natal em sites que vendem produtos da China, pois o prazo de entrega do produto é, em média, 90 dias.
6- Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos, número do cartão de crédito, geralmente essas páginas são iniciadas por https://e o cadeado ativado (ícone amarelo em uma das extremidades da página).
7- Salve e imprima os passos da compra e os e-mails de confirmação. Não esqueça de guardar todos os comprovantes de pagamento.
8- Principalmente em produtos eletrônicos e informática, desconfie de ofertas fora do comum e descontos milagrosos. Nunca feche a compra sem verificar a confiabilidade do site.
9- Antes de comprar, veja como reclamar, devolver ou trocar o produto, caso for necessário. Informações como garantia e assistência técnica também devem ser checados.
10- Se você não gostar do produto ou ele vier com algum defeito, você tem o direito de desistir da compra sete dias após o dia que em recebeu o produto.
11- Ainda está na dúvida? Ligue para a central da atendimento da loja, verifique se ela tem endereço. No site, observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site da Receita Federal. Com isso, é mais fácil localizar a empresa em caso de problemas.
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