Foto - Shutterstock
O início do ano é um bom momento para colocar a vida financeira nos trilhos. É uma ótima oportunidade para rever algumas contas, cancelar serviços que não são mais usados e, finalmente, reservar uma parte do salário para a realização de um sonho ou para a aposentadoria.
Para fazer um check-up do seu bolso veja as dicas da educadora financeira e coach Ana Paula Hornos:
Anote os seus gastos
Anote todas as receitas e despesas, fixas e variáveis, em um caderno ou em uma planilha no computador. Além disso, aproveite a vantagem da fatura do cartão de crédito ser um excelente extrato, com informações detalhadas e agrupe essas informações em categorias de gastos como alimentação, vestuário, lazer, etc.
Prepare-se para gastos extras
O ideal é guardar o 13º salário para os pagamentos do início do ano que são sempre mais pesados como IPTU, IPVA, matrículas de escolas e cursos, anuidades de clubes e academias e material escolar e uniforme.
E se sobrar um dinheirinho após os pagamentos, guarde para formação de uma reserva para emergência e realização de sonhos.
Não compre por impulso
Reflita sobre o equilíbrio entre felicidade e consumo e a diferença entre necessidade e desejo. “Esteja firme na sua meta e não se deixe levar pelo lado emocional”.
Estabeleça metas e planeje sonhos
Aproveite o momento de início de um novo ano e de um novo ciclo para estabelecer metas pessoais, profissionais e financeiras.
"É muito mais fácil economizar quando temos metas bem claras, pois elas servem de bússola para nossas atitudes e decisões financeiras", completa.
Por Vila Mulher
5 dicas de educação financeira que vão te salvar no fim do mês
Dicas para evitar prejuízos e fraudes na Black Friday
Líder do Magazine Luiza criou seu próprio disque-denúncia - Entenda
Quanto ganham os participantes do Big Brother Brasil?
Saque FGTS: especialista indica como gastar e dá dicas de investimento
Os signos favorecidos para o dinheiro em 2017