Cartões de crédito vieram para facilitar a vida de todos. Não precisar andar com muito dinheiro à vista por aí é uma baita ajuda. Mas, mesmo aquele pequeno cartão ajudando, pode trazer prejuízos danados quando roubados, furtados ou extraviados. E o que fazer nesses casos?
"A primeira conduta é entrar em contato com a central de atendimento e solicitar o bloqueio do cartão. O cliente pode solicitar o bloqueio e cancelamento também pelo internet bank, sempre tendo em mãos o número do cartão - que se encontra na fatura mensal ou no comprovante de venda - ou o número do CPF, para realizar o bloqueio, evitando despesas feitas por terceiros", explica Luiz Almeida, responsável por produtos da Credicard.
Ele avisa que os telefones para contato com a central de atendimento do cartão se encontram no guia de benefícios, recebido juntamente com o cartão ou impressos na fatura mensal que o cliente recebe. Os sites também disponibilizam todos os números da central de atendimento, que funcionam normalmente 24 horas por dia, sete dias por semana.
Depois disso, não precisa de maiores preocupações. "A partir da comunicação do ocorrido à central, o cartão fica imediatamente bloqueado e impossibilitado de fazer compras", garante Luiz. Ele ainda lembra que, caso o cliente tenha o seguro perda e roubo, estará protegido de possíveis compras realizadas indevidamente com o cartão. "Com o seguro, o cliente está protegido no período contratado anterior à comunicação do fato à central de atendimento", diz Luiz. Ou seja, o cliente não precisará se preocupar em arcar com os prejuízos de compras efetuadas sem o seu consentimento. Uma segunda via de cartão chega em, no máximo, 10 dias corridos, no caso da Credicard.
A maioria dos bancos já possui uma seção especialmente separada no site para explicar e esclarecer os clientes sobre como eles devem agir para que não saiam, futuramente, lesados. A Visa, por exemplo, traz algumas dicas de se segurança sobre como fazer para evitar transtornos e que o cartão seja utilizado por terceiros. E elas são válidas em qualquer bandeira. Tomando um pouquinho de cuidado, você pode evitar uma dor de cabeça enorme
Contato por telefone ou e-mail
A Visa deixa claro que, caso alguém entre em contato pelo telefone, afirmando ser da operadora, deve-se desconfiar. A rede não entra em contato com seus clientes por telefones ou e-mails. Portanto, nada de oferecer números pessoais ou do cartão de crédito.
Atenção ao usar o cartão
No manuseio, para pagar alguma conta, nunca o perca de vista na hora em que o atendente do estabelecimento for passá-lo no terminal.
Postos de venda de cartões
Alguns bancos ou administradoras de cartões montam postos de venda em locais públicos. Os interessados fornecem seus dados, posteriormente submetidos à análise. Se você foi uma das pessoas que abriu sua conta dessa forma, sempre se lembre de pedir um número de telefone para, futuramente, obter informações do andamento da solicitação.
Operações no Caixa Automático
Ao ir a caixas automáticos, algumas dicas que podem ser muito úteis na hora das operações:
Fonte: Visa
Por Tissiane Vicentin (MBPress)
5 dicas de educação financeira que vão te salvar no fim do mês
Dicas para evitar prejuízos e fraudes na Black Friday
Líder do Magazine Luiza criou seu próprio disque-denúncia - Entenda
Quanto ganham os participantes do Big Brother Brasil?
Saque FGTS: especialista indica como gastar e dá dicas de investimento
Os signos favorecidos para o dinheiro em 2017