Uma das dúvidas mais comuns no início de qualquer empreendimento é: como calcular a margem de lucro? Quanto devo repassar para o consumidor? O que levar em consideração?
De acordo com especialistas, é preciso entender alguns conceitos, como renda variável, custo fixo e, assim, obtendo o lucro. Ou seja, somente a partir da compreensão desses cálculos, é possível traçar a meta de remuneração.
Exemplo:
Vendas = R$ 20.000,00 (100%);
- Custo das Mercadorias Vendidas = R$ 12.000,00 (60%);
- Despesas Variáveis (com vendas) = R$ 1.400,00 (7%);
- Despesas Fixas (administrativas) = R$ 5.000,00 (25%);
= Lucro líquido = R$ 1.600,00 (8%).
A expectativa deve levar em conta o quanto almeja de investimento para o negócio crescer. Mas, antes de ir sonhando alto, é importante lembrar que quem vai determinar o preço final é o consumidor e o mercado. Não adianta um preço fora da realidade, por mais que o lucro seja tentador.
Grosso modo, lucro é igual a receita menos despesa. E cada atividade irá apresentar uma margem diferente. No entanto, é preciso levar em consideração: aluguel, luz, salário (quando há empregado), impostos e encargos.
Por Lívany Salles
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