Quando chega aquele momento em que não há mais saída para as finanças, é preciso tomar uma atitude. Quando chega-se ao "fundo do poço", a única solução é fazer a renegociação de dívida. Tão temida pelos brasileiros, e não é por menos. Afinal, com os juros altíssimos, o não cumprimento gera ainda mais problemas.
Mas existem algumas dicas para quem está endividado e precisa regularizar a situação financeira. Primeiro, é preciso colocar no papel todas as dívidas, grandes ou pequenas, somando-se todos os valores. A partir daí, verificar se é possível realizar a regularização diretamente com os credores. O ideal é que o credor tome conhecimento da não possibilidade de pagamento o quanto antes.
Sinceridade é a melhor saída ao renegociar na loja. É melhor dizer as reais possibilidades e não fazer acordo com parcelas altas que sabe que não poderá cumprir depois. Além disso, se a proposta apresentada pelo atendente não agradar, tente fazer a contra proposta.
Cuidado com propostas milagrosas de empresas que prometem recuperar créditos ou financiamentos com altas taxas de juros.
Por Lívany Salles
5 dicas de educação financeira que vão te salvar no fim do mês
Dicas para evitar prejuízos e fraudes na Black Friday
Líder do Magazine Luiza criou seu próprio disque-denúncia - Entenda
Quanto ganham os participantes do Big Brother Brasil?
Saque FGTS: especialista indica como gastar e dá dicas de investimento
Os signos favorecidos para o dinheiro em 2017