Com tantas notícias sobre a crise fica difícil saber o que é mito ou realidade. Não só entre os consumidores, os pequenos empresários também ficam em dúvida de como agir durante a turbulência dos mercados.
Diante dessa situação, o Sebrae produziu um manual chamado “Como agir na crise”, feito por uma comissão de técnicos do órgão. Conforme o documento, ainda não há garantias de que a crise deixe o Brasil imune.
As empresas que vedem produtos populares, por exemplo, serão menos afetadas, isso porque os salários menores continuarão com tendência de recuperação real. Ainda segundo o manual, as empresas que enfrentam a concorrência de produtos importados no mercado brasileiro podem sair na frente, afinal, os produtos importados vão ficar 20% mais caros.
O manual explica como fixar custos, principalmente às empresas que dependem de créditos bancários ou utilizam insumos importados. E ainda estabelece algumas regrinhas básicas:
Atenção aos custos fixos. Localize e corte todas as despesas desnecessárias;
Converse com seus funcionários e peça sugestões para diminuir despesas;
Olho no estoque, veja se ele não cresce com “produtos encalhados”;
Tente negociar maior prazo de pagamento com seus fornecedores de forma a receber suas vendas antes de ter de pagar os fornecedores;
Evite contrair dívidas, principalmente em moeda estrangeira;
Não dependa nunca de apenas um ou dois grandes clientes;
Esteja sempre aberto às mudanças, seja de produtos, processos internos e mercados;
Fique atento às novas oportunidades, elas sempre surgem em momentos de crise;
Mais informações pelo enderço: http://www.sebraesp.com.br/fique_olho/como_agir_na_crise
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