Os homens já sabem, ou pelo menos imaginam, que quando as mulheres fazem uma mudança radical no cabelo - corte, cor ou penteado - é porque estão insatisfeitas com alguma coisa. E não necessariamente é com o cabelo! Aliás, acho que poucas vezes é. Muitas vezes o desejo de mudança é mais amplo e profundo. Mas o cabelo é mais fácil de ser mexido e expressa com mais facilidade essa vontade. Sem precisar enfrentar os verdadeiros problemas de frente.
Pois bem, assim como mudar o penteado não resolve o problema de fundo, no máximo desvia o assunto ou provoca uma sensação de alívio momentâneo, os problemas financeiros também não são resolvidos com simples tesouradas ou tinturas. Muito menos com novos empréstimos para pagar dívidas anteriores e adiar o cara-a-cara com a triste realidade da insolvência - da constatação que não se consegue mais pagar as próprias dívidas.
Se o seu problema é endividamento, não existe fórmula mágica nem penteado novo que dê jeito. Conforme o nível de endividamento, também não existem paliativos que resolvam.
A mudança tem que ser radical: cortes nas despesas; eliminação de supérfluos e desperdícios; rigor no controle; venda de bens e, quando possível, aumento nas receitas. Tudo isso ao mesmo tempo. E quanto antes isso for feito, menos difícil e menos traumático será.
Para avaliar como anda a sua situação, considere os seguintes sinais:
Luz amarela - Atenção
Luz vermelha - Perigo
Para mudar essa situação, “corte o cabelo curtinho”. Dá menos trabalho e menos custos. Aperte o cinto. Com isso, você poderá mais rapidamente virar o jogo. Dívidas, assim como cabelos, crescem rapidamente e para baixo. Quanto maiores, mais custos e mais preocupações.
Se necessário, procure ajuda profissional. Psicólogos e assessores financeiros podem ser de grande ajuda nessas horas. Saiba que em finanças pessoais postura e disciplina são mais importantes do que habilidades matemáticas.
E deixe para ir àquele salão da moda ou voltar a freqüentar àquela loja somente quando você puder pagar à vista e se isso não for pesar no seu orçamento.
Você descobrirá outro tipo de prazer, muito mais duradouro e saudável.
Dicas da semana:
Leia também - Você é uma compradora compulsiva?
Álvaro Modernell é colunista de Finanças Pessoais do Vila Sucesso. Palestrante, consultor, autor de livros e sócio da Mais Ativos Educação Financeira, esse especialista te ajudará na tarefa de lidar com o dinheiro.5 dicas de educação financeira que vão te salvar no fim do mês
Dicas para evitar prejuízos e fraudes na Black Friday
Líder do Magazine Luiza criou seu próprio disque-denúncia - Entenda
Quanto ganham os participantes do Big Brother Brasil?
Saque FGTS: especialista indica como gastar e dá dicas de investimento
Os signos favorecidos para o dinheiro em 2017