Você tem certeza que os dados do computador que você usa estão seguros? Quase a metade dos norte americanos empregados (46%) admite estar propensa a perder o dispositivo eletrônico que usam para o trabalho e todos os arquivos importantes do trabalho salvos nele.
O número aumenta à medida que a idade diminui – entre jovens empregados de 18 a 34 anos, 60% confessam o risco. Em comparação com americanas empregadas, os números caem para 27% no geral e 30% entre as jovens.
É o que aponta a pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Harris Poll para o airbackup, solução de backup em nuvem da TeamViewer. A pesquisa tinha como objetivo analisar o comportamento dos trabalhadores de escritórios americanos e o efeito de suas atitudes na proteção de dados da empresa. O estudo sugere que há necessidade de sensibilizar sobre a importância da perda de dados em pequenas empresas. Quase metade dos trabalhadores em empresas de 101-500 funcionários expressa preocupação sobre a perda de dados e 37% deles admitem comportamento que coloca os dados da empresa em risco.
Já entre aqueles em empresas com 10 a 50 funcionários, 28% preocupam-se com isso e 22% assumem ter comportamento arriscado. Em empresas com menos de 10 pessoas, 33% demonstram preocupação e 25% confessam colocar os dados em risco.
A pesquisa aponta que os comportamentos de risco mais comuns cometidos por trabalhadores são:
Para evitar que informações sejam perdidas ou roubadas, o uso de um anti-virus é indispensável. Outra solução recomendada é fazer o back up dos arquivos importantes em ferramentas como a do airbackup da TeamViewer.
Por VilaMulher
5 dicas de educação financeira que vão te salvar no fim do mês
Dicas para evitar prejuízos e fraudes na Black Friday
Líder do Magazine Luiza criou seu próprio disque-denúncia - Entenda
Quanto ganham os participantes do Big Brother Brasil?
Saque FGTS: especialista indica como gastar e dá dicas de investimento
Os signos favorecidos para o dinheiro em 2017