Foto: © Image Source/Corbis
Dar e receber ovos de Páscoa, além de ser muito prazeroso, é preciso tomar cuidado para não entrar no vermelho e o alerta vai para o consumidor: é momento de redobrar a atenção e não exagerar nas compras.
Além da variação dos preços dos ovos de chocolate no comércio, que pode chegar a cerca de 100% de acordo com o PROCON, a alta dos valores este ano também é bastante preocupante. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os ovos de Páscoa vão chegar aos supermercados 7,9% mais caros que no ano passado. Ainda de acordo o estudo, depois dos ovos, os chocolates em geral também sofrerão com a alta de preços (5,4%).
Para Wilson Justo, diretor de Marketing da Sorocred, as pessoas devem tomar cuidado com as compras por impulso e fugir do endividamento. E este conselho não vale só para a Páscoa. "A cada ano os preços dos ovos de chocolate aumentam e a chance de entrar no vermelho nesta época é muito grande. O ideal é pagar à vista e se for utilizar o cartão de crédito não parcelar em muitas vezes", recomenda.
E ainda para quem for utilizar o cartão de crédito como meio de pagamento, Justo é enfático. "O crédito rotativo só deve ser utilizado em casos de extrema necessidade e por um período curto de tempo. Se usado de forma desordenada, a dívida pode crescer rapidamente e acabar comprometendo todo o planejamento financeiro", alerta.
Os consumidores também devem se atentar para outros gastos, como viagens, que geralmente incluem acomodação, transporte e custos extras com alimentação. Para o diretor de Marketing da Sorocred, o importante é se planejar, assim é possível aproveitar a Páscoa sem grandes privações. "Tomar empréstimos para a realização de uma viagem, por exemplo, não é uma decisão acertada. As linhas de crédito são excelentes ferramentas para realizar sonhos de consumo mais robustos, como a compra de um imóvel ou de um bem durável, e, sobretudo, em emergências. Uma parcela a mais, que realmente não cabe no bolso, desorganiza a vida financeira de qualquer um", recomenda.
Confira algumas dicas do Wilson Justo, diretor de Marketing da Sorocred, para reduzir os gastos na Páscoa:
Planeje-se: Faça uma lista antecipada das pessoas para as quais você pretende dar ovos de Páscoa, colombas ou qualquer outro produto relacionado à Páscoa. A lista ajuda a comprar a quantidade certa e de uma só vez, evitando, assim, as tradicionais volta às compras em dias de muito movimento, onde se terá menor oferta, eventualmente maior preço e o risco eminente de comprar mais do que o necessário;
Momento família: Ao invés de comprar ovos para todos os amigos e familiares, que tal propor um amigo oculto? "Além de ser divertido, o bolso agradece", brinca o executivo;
Pesquise: pesquise e pesquise muito.
5 dicas de educação financeira que vão te salvar no fim do mês
Dicas para evitar prejuízos e fraudes na Black Friday
Líder do Magazine Luiza criou seu próprio disque-denúncia - Entenda
Quanto ganham os participantes do Big Brother Brasil?
Saque FGTS: especialista indica como gastar e dá dicas de investimento
Os signos favorecidos para o dinheiro em 2017