A opção de ter uma babá, aparentemente simples, é mais complexa do que aparenta. As funções e horários da babá têm que ser previamente combinados, mesmo que ela durma no serviço, não se pode exigir que ela disponha do seu tempo 24 horas por dia.
Principalmente para a mãe que trabalha fora, o objetivo principal é suprir o horário de ausência da mãe, cuidando da alimentação, higiene e bem-estar do bebê.
A maior dúvida na maioria dos casos é quanto a idade da babá, uma mocinha jovem, que vou ensinar tudo do meu jeito, porém que nunca foi mãe, ou uma senhora, que já criou seus filhos, algumas vezes não tem o pique das mocinhas, mas esbanjam experiência e jogo de cintura.
Decidido horário, funções e perfil da babá, o mais importante a partir daí, é que a criança se afeiçoe com ela, o que algumas vezes gera ciúmes nas mamães, ao verem seus pequenos esticando os braçinhos e sorrindo para outra pessoa que não é a mamãe! Porém, melhor encarar isso como confortante, visto casos de maus-tratos já relatados com bebês.
Também vale lembrar que uma babá em casa é acima de tudo uma pessoa, que também tem uma família, problemas pessoais, pode ficar doente e faltar, o que requer um “plano B” para não atrapalhar o trabalho da mamãe.
Não tirar o bebê de casa, atenção exclusiva e muito carinho são sem dúvidas vantagens a serem levadas em conta, e uma boa referência da nova integrante da família é essencial, pois ela passará mais tempo com seu filho do que você.
Se você está prestes a enfrentar essa empreitada, boa sorte para você, seu bebê e a nova babá!
Leia também - O Sumiço do Babá!
Michelle Maneira é pedagoga, com pós-graduação em psicopedagogia e especialização em tecnologias educacionais, professora de educação infantil da rede pública.Aleitamento materno: horários da amamentação, benefícios e cuidados
Shoppings de SP devem ter fraldário também em banheiros masculinos
7 coisas para NUNCA fazer ao visitar um recém nascido
Pediatras fazem alerta sobre amamentação cruzada em novela
Mãe recebe queixa de vizinha sobre choro de bebê e desabafa
5 sabores de papinha de bebê: receitas fáceis e nutritivas