Em muitas famílias é quase que um costume colocar bebês para dormirem de lado com o objetivo de evitar que a criança aspire o vômito, mas você sabia que pesquisas mostram que esta não é a melhor maneira de colocá-los para dormir e que na verdade isso pode ser bastante perigoso?
A melhor maneira de colocar os bebês para dormir é com a barriga para cima, já que isso evitaria a morte súbita infantil, uma das principais causas de mortes de bebês com até um ano de vida, em até 70%. Esses dados foram obtidos por pesquisadores do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e também em campanhas recentes divulgadas nos Estados Unidos e na Inglaterra.
Neste ano, a Pastoral da Criança começou uma campanha deste tipo aqui no Brasil. O objetivo é alertar a sociedade sobre a posição mais segura para os bebês dormirem.
De acordo com os responsáveis pela pesquisa realizada em Pelotas, no ano de 2006, ao dormir com a barriga para baixo o bebê respira um ar viciado, ou seja, o ar que ele próprio expira. Uma criança maior ou um adulto acordariam ou trocariam de posição para evitar o sufocamento, mas em alguns bebês a parte do cérebro que controla este reflexo ainda não está desenvolvida e por isso ele acabaria morrendo por asfixia.
A preocupação dos pais de que ao dormir de barriga para cima o bebê vai aspirar o vômito e se afogar é algo que deve ser reconsiderado. Já que se uma criança está deitada de barriga para cima e se afoga, sua tendência, por instinto, é tossir e com isso chamar a atenção dos pais que poderão socorrer o bebê.
Nos Estados Unidos, em 1992, a Academia Americana de Pediatria, uma campanha sobre este tema conseguiu reduzir a incidência de morte súbita em 40%. Na Inglaterra, em 1991, o resultado foi ainda melhor
Por Larissa Alvarez
Aleitamento materno: horários da amamentação, benefícios e cuidados
Shoppings de SP devem ter fraldário também em banheiros masculinos
7 coisas para NUNCA fazer ao visitar um recém nascido
Pediatras fazem alerta sobre amamentação cruzada em novela
Mãe recebe queixa de vizinha sobre choro de bebê e desabafa
5 sabores de papinha de bebê: receitas fáceis e nutritivas