O nascimento dos dentes dos bebês pode causar grande desconforto. Minimize! Foto - iStock/ChristineTripp
Os dentinhos dos bebês começam a nascer por volta dos 6 meses de idade. Quando esta nova fase começa para os pequeninos, alguns sintomas relacionados à dentição acabam sendo uma verdadeira dor de cabeça para as mamães.
“Eles variam muito de acordo com a criança. Mas entre os principais sintomas, estão a irritabilidade, causada fundamentalmente pela coceira na gengiva, perda do apetite, salivação abundante, vômitos, diarreia e até mesmo febre”, afirma Dra. Natasha Slhessarenko, pediatra do Delboni Medicina Diagnóstica.
A profissional diz que o aumento da temperatura corporal (febre) é um sintoma frequentemente relatado pelas mães, entretanto não há comprovação científica que o relacione com o nascimento dos dentes.
Mas afinal, como aliviar os bebês quando os dentes estão nascendo?
Para minimizar a irritabilidade provocada pela erupção dos dentes, uma ideia é apostar nos mordedores. “A dica é colocá-lo antes na geladeira para que fique gelado e quando o bebê colocá-lo na boca, por estar gelado, leva a vasoconstricção e alivia mais rapidamente a coceira”, ensina a especialista. Fazer massagem na gengiva com uma dedeira ou com o dedo envolvido por uma fralda embebida em água gelada ou em chá de camomila ou cidreira gelados também provocam uma sensação de alívio.
Foto - Istock/ MaksimGodkin
Já as crianças maiores podem se queixar de dor nos dentes em decorrência de cáries por causa de má higienização e alimentação inadequada (cárie de mamadeira). “Nestes casos, o mais adequado é procurar o auxílio de um dentista”, afirma Dra. Natasha.
Com relação aos colar-mordedores, utilizados pela mãe e que se prestam de "brinquedo" para as crianças quando as mesmas estiverem no colo, a médica explica que ainda não existe comprovação específica para seu uso. “Vale lembrar que eles devem seguir algumas especificações para garantir a segurança, tais como aquelas dos mordedores habitualmente utilizados pelas crianças”.
Entre as especificações estão: ser de silicone, possuir contas de tamanho grande, resistir ao ato de mastigar, sugar e caso se quebre, que seja em pedaços ou fragmentos de tamanho pequeno. Além disto, devem ser facilmente laváveis e não deve ser deixado para a criança brincar sozinha.
Anotou?
Aleitamento materno: horários da amamentação, benefícios e cuidados
Shoppings de SP devem ter fraldário também em banheiros masculinos
7 coisas para NUNCA fazer ao visitar um recém nascido
Pediatras fazem alerta sobre amamentação cruzada em novela
Mãe recebe queixa de vizinha sobre choro de bebê e desabafa
5 sabores de papinha de bebê: receitas fáceis e nutritivas