Foto - Shutterstock
Muitas famílias se preocupam em oferecer uma alimentação saudável às crianças com refeições nutritivas. Porém, por vezes, os pais erram na hora de fazer o lanche diário para a criança levar ao colégio e acabam colocando tipos de comidas que podem ser prejudiciais aos pequenos.
Para a Nutricionista do Colégio Itatiaia, Marcela Shimamoto, especialista em Nutrição Humana Aplicada e Terapia Nutricional, o ideal é que os alunos não levem comidas ricas em sódio, gorduras saturadas e trans, açúcares e aditivos químicos.
Segundo a profissional, é recomendável que a lancheira seja preparada com alimentos frescos e favoráveis à saúde como sucos naturais, salgados assados, frutas, verduras, legumes, além de alimentos integrais e frutas secas." As opções de lanches saudáveis são infinitas, bastam os pais elaborarem as combinações certas".
Shimamoto sugere alguns cardápios que os responsáveis podem optar para a lancheira nos dias da semana. "Boas opções de merenda são os lanches rápidos que não tomam o tempo dos pais como, por exemplo: Leite com cacau em pó, pão integral com creme de ricota e cenoura ralada e salada de frutas. Uma segunda opção seria suco de fruta natural, torrada integral com queijo branco e frutas. E por fim, iogurte natural, cereais com oleaginosas, banana ou frutas vermelhas", indica .
A refeição saudável durante a infância é essencial para o crescimento e desenvolvimento infantil, contribuindo para um desempenho escolar produtivo, podendo prevenir o aparecimento de várias doenças na fase adulta, como obesidade, colesterol alto, diabetes e hipertensão.
Além disso, nutrientes que faltam durante a infância podem causar doenças como anemia, que prejudica o crescimento e o desempenho escolar.
Por Vila Mulher
Ser mãe equivale a ter dois empregos em questão de tarefas
Adolescentes e crianças com depressão: dicas e sinais de alerta
Mãe adotiva cria solução para trabalho que pede "foto da barriga"
Karaokê com 50 mães e filhos com Síndrome de Down viraliza
Mulher escreve livros para incentivar garotas a virarem cientistas
Jovem manda mensagem errada e transforma vida de garoto de 4 anos