5 dicas para fazer seu filho ajudar nas tarefas domésticas

Veja coisas que seus filhos podem fazer para ajudar na organização da casa
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
filhos tarefas de casa

Menos tempo cuidando da casa e mais tempo para você! Foto:iStock/Imgorthand

É típico da chefe de família moderna reclamar da falta de tempo. Só quem é mãe sabe que, não é nada fácil conciliar horários e arranjar tempo para trabalhar, dar atenção para os filhos - muitas vezes marido e casamento - e ainda por cima cuidar da casa!

Você, mulher dedicada e cheia de afazeres também merece um tempo para dedicar a si mesma. E todas sabemos que com ajuda dos filhos, por exemplo, tudo pode ficar ao menos um pouco mais fácil. Pequenas situações como toalha molhada em cima da cama, brinquedos e materiais espalhados, roupas jogadas no chão e pratos sujos na pia podem ser evitados quando convencemos os filhos a ajudar nas tarefas domésticas.


Recente levantamento do IBGE apontou que 62,2% das meninas entre 5 e 17 anos têm o costume de realizar tarefas domésticas. No caso dos meninos esse número cai quase que pela metade: apenas 36,7% ajudam em alguma atividade diária. O Dr. Marcelo Reibscheid, pediatra do Hospital São Luiz e criador do portal Pediatria em Foco, orienta os pais com dicas que estimulam os filhos a serem mais participativos. Saiba mais:

1 - Descubra o que eles gostam de fazer 

Permita que eles escolham o que mais se identificam."Dar certa liberdade aos filhos e elogiar sempre o trabalho deles é fundamental para alcançar o objetivo e principalmente para uma relação harmoniosa", alertou Reibscheid.

2- Trace uma rotina

A rotina da casa e da família é o que faz com que tudo se organize melhor. Estipular horários para obrigação e para o lazer pode evitar que a criança ou o adolescente se sinta perdido ou sobrecarregado.

3 - Mostre possibilidades

Lavar ou secar a louça costuma ser o grande fantasma para os filhos. Opte por mostrar outras possibilidades a eles como ensinar a preparar um prato que a família consuma com frequência. Assim você pode estipular que, naquele dia da semana, quem cuida do almoço é ele.

4 - Brinquedos espalhados

Quanto aos brinquedos existe uma técnica que funciona muito bem. Brincou, guardou. Os pais podem até ajudar no caso de crianças menores, mas é importante que elas aprendam que após o uso tudo deve voltar ao seu lugar.

5 - Roupas pela casa

Um dos maiores incômodos dos pais é quando os adolescentes deixam roupas espalhadas pela casa. Uma dica para estimular a arrumação é exatamente o oposto da organização: experimente deixá-las exatamente no mesmo lugar! Isto serve para que seu filho não tenha mais o que vestir quando for necessário. Assim que chegar o momento, ele mesmo falará sobre o assunto e dará abertura para uma boa conversa.

Por Thamirys Teixeira

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Comente

Copyright © 2019 e-Mídia Precisa de ajuda?