foto: Shutterstock
É comum e natural que a chegada de um bebê em casa provoque estranhamento e ciúme na criança mais velha. Mas como fazer para evitar o ciúme do irmão mais novo? A psicóloga, psicanalista e fundadora do premiado berçário Primetime Child Development, Christine Bruder, dá algumas dicas importantes sobre o assunto. Veja, abaixo!
1 - É muito importante que enquanto cuida do mais novo, a mãe vá conversando e explicando ao mais velho que ele também esteve na barriga da mamãe, mamou o leitinho, dormiu no colo, etc.
2 - Os dois devem olhar juntos o álbum de fotos daquela época e ver tudo que passaram na companhia um do outro até hoje. Independente da idade do primogênito, conversar sempre ajuda a criança a recuperar memórias afetivas e fortalecer essa ligação tão especial;
3 - Idealmente, os pais devem conversar com o filho mais velho sobre a chegada do mais novo quando a barriga da mãe tornar-se visível e o mais velho poder sentir o volume do bebê novo na barriga da mãe. Crianças pequenas precisam enxergar, sentir concretamente a presença do bebê para assimilá-lo.
4 - Os pais podem convidar o filho mais velho a participar dos cuidados com o bebê sendo ele uma espécie de ajudante da mãe, buscando o sabonete e a toalha do banho, escolhendo a fralda, abrindo o creme, mas por razões de segurança, quem deve lidar fisicamente com o bebê continua sendo a mãe.
5 - Além dos cuidados diários, o irmão mais velho pode contar sua história preferida ao bebê, cantar e apresentar a casa a ele. O contato físico com o bebê é importante para o mais velho. Nesse caso algumas regrinhas devem ser estipuladas: Para segurar o bebê, o mais velho deve estar sentado no chão, com perna de índio e braços em conchinha, daí o adulto coloca o bebê em seus braços e fica ao lado monitorando, claro! Tudo com muita serenidade, demonstrando confiança no mais velho!
Por VilaMulher
As consequências de calar os filhos com recompensas imediatas
Advogado expõe pai que não quer pagar pensão - Leia aqui!
Mãe de 98 anos se muda para asilo para cuidar de filho de 80
7 sinais que identificam uma mãe narcisista
Professora permite que aluna leve bebê às aulas para não faltar
Médica explica por que uma mãe que não ama o filho não é 'desnaturada'