O início do ano é uma data onde os pais devem levar as crianças para fazer a revisão dos óculos e visita ao oftalmologista. Um período muito importante para pais e professores ficarem atentos aos problemas de visão que podem acometer as crianças.
O tratamento e detecção precoces ajudam a evitar um comprometimento visual definitivo, a queda de rendimento escolar e o desenvolvimento das crianças afetadas por problemas oftalmológicos.
Para as crianças que já usam óculo, a medida básica é reavaliar o estado de conservação dos óculos, se as hastes estão adequadas à idade da criança ou adolescente e se estão com as lentes certas para o tipo e grau da dificuldade visual.
A limpeza e revisão dos óculos são primordiais, mas os cuidados com os olhos devem começar desde o nascimento com o "Teste do Olhinho" e, posteriormente, com exames oftalmológicos completos.
A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica sugere que o acompanhamento oftalmológico deve ser semestral até os 02 anos e depois anual.
Por Catharina Apolinário
As consequências de calar os filhos com recompensas imediatas
Advogado expõe pai que não quer pagar pensão - Leia aqui!
Mãe de 98 anos se muda para asilo para cuidar de filho de 80
7 sinais que identificam uma mãe narcisista
Professora permite que aluna leve bebê às aulas para não faltar
Médica explica por que uma mãe que não ama o filho não é 'desnaturada'