Desenhar, pintar, modelar... Libere a imaginação e a criatividade dos pequenos em casa, é fácil, barato e entretém até os mais agitados!
Quem não sossega com folhas de papel e lápis de cor? Vale também giz de cera, canetinha e até tinta para os mais corajosos. Com sorte e quintal a massinha também entra na fila! Quem achava que essas atividades são exclusivas das escolas e da educação informal está enganada. Desenhar e colorir estimula a criatividade, a coordenação motora fina, a concentração e o capricho, e desde que causem prazer, podem ser executadas em diversos lugares: na escola, em casa, e com um bloquinho e estojo em mãos, até nas saídas da família nos restaurantes ou barzinhos, dando sossego aos adultos e se desenvolvendo saudavelmente.
Valorizar os primeiros rabiscos é um passo importante na estimulação da criança com a arte. As garatujas (como devem ser chamados os rabiscos) são essenciais no início dessa trajetória, esses riscos desordenados logo ficarão circulares e aos poucos tomarão formas que poderão ser interpretadas sem a explicação oral da criança autora. Essa explicação feita pelo autor do desenho é tão importante quanto o próprio desenho. Experimente perguntar as crianças o que estão desenhando e você terá respostas surpreendentes e deliciosas de se contar!
Michelle Maneira é pedagoga, com pós-graduação em psicopedagogia e especialização em tecnologias educacionais, professora de educação infantil da rede pública.As consequências de calar os filhos com recompensas imediatas
Advogado expõe pai que não quer pagar pensão - Leia aqui!
Mãe de 98 anos se muda para asilo para cuidar de filho de 80
7 sinais que identificam uma mãe narcisista
Professora permite que aluna leve bebê às aulas para não faltar
Médica explica por que uma mãe que não ama o filho não é 'desnaturada'