Foto/ Divulgação
Durante as férias, aliar educação, saúde e diversão é uma ótima pedida e conforta os pais que estão trabalhando. Está em busca de tudo isso? Então que tal levar a criançada para uma colônia de férias?
Estes locais estão recheados de propostas de atividades e muitas oferecem a possibilidade do contato com a natureza, esporte e convivência com outras crianças. Boa opção para sair da rotina e estar ao ar livre e fugir de dentro de casa e da rotina das cidades.
O coordenador da Colônia de Férias na Floresta, Felipe Albino, afirma que o contato com a natureza é importante para a percepção de que o ambiente é integrado, feito de relações sociais e composto por espaços naturais. "A percepção de que somos parte ativa do ambiente e que estamos contribuindo para sua transformação, seja para o bem ou para o mal, é de extrema importância. Associar a educação às atividades em contato com a natureza traz para as crianças o significado da educação e dos conteúdos trabalhados ao longo dos anos nas escolas", afirmou.
Ele lembra ainda que o contato com a natureza e as atividades físicas são essenciais para o bem estar, além de ajudar no equilíbrio interno. "Esta nova geração precisa ser incentivada a praticar exercícios, visto que é a geração tecnológica, onde na maioria das vezes os pais trabalham o dia inteiro e os filhos ficam em casa. A alimentação congelada está em alta e a obesidade infantil, somados outros fatores, acaba por ser uma consequência natural", lembrou.
A colônia "Férias na Floresta", no Rio de Janeiro, é uma destas opções de lazer que se preocupa com o estímulo da consciência ambiental das crianças e valoriza as atividades ao ar livre. O resgate de brincadeiras tradicionais, a realização de atividades e jogos cooperativos com cunho ambiental, oficinas de plantio de mudas e dinâmicas voltadas para a reutilização de materiais, despertam atitudes capazes de contribuir com o meio ambiente. Dentro do programa estão visitas a trilhas e parques, que incluem tirolesas, muro de escalada e arvorismo.
Por Catharina Apolinário
As consequências de calar os filhos com recompensas imediatas
Advogado expõe pai que não quer pagar pensão - Leia aqui!
Mãe de 98 anos se muda para asilo para cuidar de filho de 80
7 sinais que identificam uma mãe narcisista
Professora permite que aluna leve bebê às aulas para não faltar
Médica explica por que uma mãe que não ama o filho não é 'desnaturada'