Uma pesquisa do Ibope, em parceria com o Instituto Unibanco, afirma que estudantes do ensino médio perdem entre 17% e 40% dos dias de aulas. Na maioria dos casos o problema é a falta de professor.
O diagnóstico surgiu a partir da análise de 18 escolas públicas de ensino médio de três regiões metropolitanas do Brasil. A pesquisa foi aplicada em 2010 com intuito de monitorar a ‘audiência’ na escola. Os estudantes chegaram a perder 19 dos 48 dias letivos monitorados.
O cálculo para o resultado leva em conta o tempo de aula efetivamente disponível, chamado de oportunidade de ensinar e o número de alunos que tiveram acesso a ela, o que seria a oportunidade de aprender.
Se considerarmos que a duração média de um dia letivo é de quatro horas podemos avaliar melhor os resultados. As escolas pertencem a três diferentes grupos segundo os resultados da pesquisa. O primeiro reuniu aquelas com alta oportunidade de ensinar, nestas, cerca de 33 horas de aula previstas no calendário escolar deixaram de acontecer, o que equivale a oito dias letivos.
O grupo 2, considerado com média oportunidade de ensinar, teve tempo total perdido de 51 horas durante o monitoramento, o equivalente a 13 dias letivos. E o grupo 3, que inclui as escolas consideradas com baixa oportunidade de ensinar, perdeu em média 77 horas de aulas previstas, cada turma, o que representa 19 dias letivos a menos dos 48 dias monitorados.
O grupo 1 teve audiência constatada de 55%, uma média de 2 horas e 13 minutos por dia; a do grupo 2 teve 43%, o equivalente a 1 hora e 44 minutos diários; e o último, o grupo 3, apresentou apenas 32% de audiência, o que equivale a uma média de 1 hora e 17 minutos de aula por dia letivo.
A pesquisa também analisou as atividades realizadas pelos alunos fora da escola:
Dever de casa
Nem metade dos alunos executou o que havia sido pedido pelo professor, em nenhum dos grupos.
Grupo 1 - 53%
Grupo 2 - 45%
Grupo 3 - 39%
Leitura
O dado mais preocupante refere-se à leitura. Somente de 6% (Grupo 2 e 3) a 8% (Grupo 1) dos alunos disseram ter lido algum livro para as aulas.
Por Catharina Apolinário
As consequências de calar os filhos com recompensas imediatas
Advogado expõe pai que não quer pagar pensão - Leia aqui!
Mãe de 98 anos se muda para asilo para cuidar de filho de 80
7 sinais que identificam uma mãe narcisista
Professora permite que aluna leve bebê às aulas para não faltar
Médica explica por que uma mãe que não ama o filho não é 'desnaturada'