Férias é período de descanso e lazer, isso todo mundo sabe. Mas algumas escolas passam tarefas de casa para serem feitas nesse período e alguns pais gostam de aproveitar a época para que os pequenos estudem algumas matérias que não foram bem no semestre que passou. Mas será que essas atitudes são boas para as crianças?
Flávia Cunha Lima, coordenadora pedagógica da Escola Manacá, acha que não.
Para ela é um exagero que as escolas passem tarefa de casa nas férias. "Férias são importantes para a mente e para o corpo. O aluno, independentemente do desempenho que tenha tido no semestre, precisa sair um pouco da rotina".
De acordo com Flávia, nas férias, a criança não deve ter obrigações nem responsabilidades e sim descansar e se divertir, pois os estudos retornarão em breve. "Os pais não devem aproveitar julho para retomar matérias nas quais os filhos não tiveram um bom desempenho. As crianças terão tempo suficiente no semestre seguinte para sanar as dificuldades".
Quando o fim das férias se aproximar, é hora de retomar aos poucos parte da rotina, como acordar mais cedo e realizar algumas atividades, como almoçar e tomar banho, nos horários normais. "Lembrar aos filhos dos bons momentos da vida escolar e do contato com os coleguinhas também é um bom estímulo para a volta às aulas", recomenda Flávia.
As consequências de calar os filhos com recompensas imediatas
Advogado expõe pai que não quer pagar pensão - Leia aqui!
Mãe de 98 anos se muda para asilo para cuidar de filho de 80
7 sinais que identificam uma mãe narcisista
Professora permite que aluna leve bebê às aulas para não faltar
Médica explica por que uma mãe que não ama o filho não é 'desnaturada'