Foto/Arquivo pessoal
O último filme da saga "Harry Potter" terá estreia mundial hoje, dia 15 de julho. Intitulado "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2" o longa promete ser o mais épico da história. Foram dez anos de trajetória, oito filmes e mais de R$ 10 bilhões em bilheteria.
Por trás de tanto sucesso há uma legião de fãs, em sua maioria crianças e adolescentes. E muitas mães acompanharam o crescimento do filho apaixonado pelas histórias do bruxinho mais famoso da literatura. Bettina Florenzano é uma delas. A mãe de três crianças, Lucas, 10 anos, Caio, 5 e Clara, de 1 ano e nove meses, conta que, por influência dos filhos, ela e o marido acabaram também se apaixonando por Harry Potter e sua turma.
A cada lançamento de um novo filme, a família vive uma aventura. "Quando houve a pré-estreia, no ano passado, o Lucas ainda tinha nove anos, mas ele queria muito ir ao cinema, principalmente porque a sessão era à meia-noite. Eu e meu marido o levamos e tivemos que burlar a segurança", revela Bettina. "Ele voltou louco de alegria. Foi dormir de manhã, de tão eufórico que estava! Não parava de falar, parecia que tinha tomado remédio para ficar acordado!", completa.
O pequeno Lucas tem até um cofre, onde ele junta o dinheiro que ganha para comprar artigos relacionados ao personagem. Bettina conta a tática do filho: "Ele nunca diz quanto tem para quem vai fazer a doação, aí cada um vai dando uma quantia. De repente ele compra duas, três coisas de uma vez". Os irmãos também já convenceram a mãe a comprar óculos como os do bruxinho e agora esperam o lançamento do último filme para ver qual será o novo corte de cabelo!
Aos finais de semana, a família Florenzano sempre faz sessão de cinema em casa, com direito à pipoca e refrigerante. "Tudo para assistirmos, de novo, aos filmes do Harry!", diz Bettina. "A minha filha caçula, Clara, já está se apaixonando também! Não pode ver que começa a gritar: Potter, Potter, Potter!", completa.
O estudante Isaque Criscuolo, 19 anos, revela que desde que assistiu ao primeiro filme, em 2001, não deixou mais de acompanhar a história. Passou a comprar os livros, revistas e tudo mais o que era lançado sobre Harry Potter. Ele conta que sempre ganhou os livros de sua mãe, que viu na história um incentivo à leitura.
"Um episódio curioso foi em 2005, no lançamento de "Harry Potter e o Enigma do Príncipe". Como estava chegando a data e eu não tinha o dinheiro para comprar, resolvi fazer pressão e decretar uma greve de fome até ganhar o livro", conta Isaque. "Claro que esperava minha mãe sair de casa para comer. Era uma coisa engraçada e completamente dramática", completa. O jovem só ganhou o livro quando acabou com a greve! "Foi um dia de extrema felicidade, pulos e euforia", lembra o jovem.
Isaque lamenta o fim da trajetória do bruxo: "O fim de Harry Potter nos cinemas, com certeza, é algo marcante, mas vai ficar na memória de fã. Afinal, foram 10 anos de pura fantasia".
Por Bianca de Souza (MBPress)
As consequências de calar os filhos com recompensas imediatas
Advogado expõe pai que não quer pagar pensão - Leia aqui!
Mãe de 98 anos se muda para asilo para cuidar de filho de 80
7 sinais que identificam uma mãe narcisista
Professora permite que aluna leve bebê às aulas para não faltar
Médica explica por que uma mãe que não ama o filho não é 'desnaturada'