Não adianta, tem criança que não quer comer nada do que os pais julgam saudável e necessário para ter um bom desenvolvimento. As tentativas frustradas de fazer com que os filhos se alimentem bem geram muita preocupação para os pais, afinal surge a dúvida: como evitar consequências futuras da possível falta de nutrientes?
Alguns pais consideram os suplementos nutricionais como uma possibilidade em casos como estes. Mas você sabe tudo sobre este assunto? O pediatra e nutrólogo Mauro Fisberg, desvendou alguns mitos sobre este assunto, confira:
Suplemento nutricional infantil é indicado para qualquer criança, maior de um ano, que não se alimenta bem.
VERDADE - Os suplementos nutricionais são alimentos, por isso, não têm contra-indicação.
Suplemento nutricional pode fazer com que a criança engorde descontroladamente.
MITO - Quando o suplemento tem fórmula balanceada e equilibrada, principalmente no que diz respeito à distribuição calórica, não interfere no aumento de peso da criança normal.
O suplemento nutricional não atrapalha, nem substitui as refeições.
VERDADE - O suplemento nutricional é uma alternativa de incrementar a dieta infantil, de manter a criança nutricionalmente estável. Não tem como objetivo substituir refeições e sim fornecer um equilíbrio à alimentação natural.
Suplemento nutricional e alimento enriquecido estão na mesma classe de produtos.
MITO - Os suplementos nutricionais oferecem macro e micronutrientes, ou seja, são fonte de proteínas, lipídeos e carboidratos, bem como, de vitaminas e minerais. Por trás da formulação destes produtos existem quantidades destes nutrientes adequadas ao consumo diário necessário e indicado para as crianças. Já o alimento enriquecido é aquele ao qual foi adicionada uma substância nutriente, com o objetivo de reforçar o seu valor nutritivo, seja repondo quantitativamente os nutrientes destruídos durante o processamento do alimento, seja acrescentando nutrientes em nível superior ao seu conteúdo normal.
Os suplementos são capazes de prevenir deficiências no crescimento e desenvolvimento infantil.
VERDADE - O déficit nutricional causado por má alimentação pode afetar o sistema imunológico, causar lesões cutâneas e até alterações no paladar. Com um suplemento nutricional a criança tem supridas tais deficiências e assim fica menos exposta a riscos diretos em seu desenvolvimento.
As consequências de calar os filhos com recompensas imediatas
Advogado expõe pai que não quer pagar pensão - Leia aqui!
Mãe de 98 anos se muda para asilo para cuidar de filho de 80
7 sinais que identificam uma mãe narcisista
Professora permite que aluna leve bebê às aulas para não faltar
Médica explica por que uma mãe que não ama o filho não é 'desnaturada'