Foto: Dreamstime
O final do ano está se aproximando e, com ele, o período de férias escolares. É justamente esta a época mais propícia para o surgimento de cáries nas crianças. Por isso, é importante que os pais fiquem atentos aos hábitos de higiene bucal dos filhos.
Afinal, como se forma a cárie? Segundo Dra. Ana Paula Tesini, dentista da Sorridents Clínicas Odontológicas, ela é formada a partir da interação de alimentação com a presença de bactérias e má escovação.
"A comida não removida na escovação acumula-se na superfície dos dentes. As bactérias interagem com esses restos alimentares e produzem resíduos em forma de ácido, que provocam a desmineralização da superfície dental. Essa desmineralização provoca pequenos ‘buracos’ que vão aumentando, isso é a chamada cárie", explica a dentista.
A forma de prevenção é simples, porém, difícil de ser seguida pelas crianças que ainda não têm consciência da importância deste ato. A dentista afirma: "Alimentação mais correta, com menos doces (devido à presença do açúcar), escovação após todas as refeições, uso de fio dental e bochechos com antisépticos são grandes aliados na prevenção". De acordo com a Dra. Ana Paula, o açúcar é, sem dúvida, o maior vilão da saúde bucal. E alimentos fibrosos como maçã, pêra, pepino e cenoura colaboram para a limpeza dos dentes.
Durante o período de férias escolares, época em que a alimentação das crianças é menos controlada, é importante que os pais fiquem atentos à quantidade de doce ingerido pelos filhos. "O ideal é que sejam substituídos por frutas. Quando houver o consumo de doces - pois nem sempre é possível aboli-los completamente - deve haver a escovação dos dentes imediatamente após a ingestão", recomenda a dentista. "A ideia é evitar o acúmulo de açúcares nos dentes por um longo período", completa.
A Dra. Ana Paula sugere que os pais utilizem jogos e historinhas para incentivar a escovação. Ela diz que misturar situações lúdicas com a atividade sempre auxilia no processo de convencimento e na adoção do hábito da higienização da boca. "Incentivar a escovação, fazendo jogos com contagem dos números de vezes que escova cada grupinhos de dentes, falando que os bichinhos malvados podem estragar os dentes e que, quando removidos, os dentes vão ficar limpinhos são algumas alternativas", ensina.
A dentista explica que dentes de leite e permanentes têm a mesma estrutura e formação, mas apresentam algumas diferenças. A quantidade de esmalte é a principal delas. O dente de leite apresenta menos esmalte, assim é mais fácil a progressão de uma cárie na primeira dentição. "Um pontinho de cárie pode evoluir para um canal rapidamente", diz Ana Paula Tesini.
Por Bianca de Souza (MBPress)
As consequências de calar os filhos com recompensas imediatas
Advogado expõe pai que não quer pagar pensão - Leia aqui!
Mãe de 98 anos se muda para asilo para cuidar de filho de 80
7 sinais que identificam uma mãe narcisista
Professora permite que aluna leve bebê às aulas para não faltar
Médica explica por que uma mãe que não ama o filho não é 'desnaturada'