Foto - Shutterstock
Durante a gravidez, nosso corpo passa por uma série de alterações devido a ação dos hormônios, que ficam mais aguçados no período. Boa parte dessas alterações pode ser minimizada ou até evitada com algumas medidas preventivas.
De acordo com a dermatologista Dra. Daniela Schmidt Pimentel , as alterações fisiológicas sofridas ocorrem em grande parte, devido a ação de diferentes hormônios e são refletidas na pigmentação da pele, modificações vasculares e nos anexos cutâneos, como unhas e cabelos.
Os tratamentos de pele permitidos para gestantes, podem ajudar a minimizar ou eliminar alguns dos danos que o nosso corpo sofre.
Cremes clareadores e protetor solar
Por conta da melasma (aumento da pigmentação), devemos ter bom senso constante. Para a dermatologista Daniela Schmidt Pimentel é fundamental, evitar expor-se ao sol sem protetor solar."Trata-se de uma condição crônica e, como tal, necessita de tratamento continuo. Por isso, durante a gestação, seu tratamento é limitado e devem ser tomadas todas as medidas necessárias para que não ocorra uma piora das manchas" ,explica.
De um modo geral, dois fundamentos do tratamento são a proteção contra a radiação ultravioleta e o uso de agentes clareadores.
Peeling de Cristal ou de Diamante
Estes procedimentos são indicados nessa fase, pois fazem a remoção de células mortas e estimulam o colágeno, além de deixar a pele mais receptiva para a ação dos cremes com ativos hidratantes e clareadores suaves.
Hidratação caseira
Para evitar as temidas estrias, o cuidado principal é a hidratação intensa da pele, que se inicia com a ingestão adequada de líquidos. No banho, é indicado o uso de um sabonete glicerinado e após, a aplicação de hidratantes em creme.
O hidratante corporal deve ser aplicado duas vezes ao dia, principalmente nas regiões do abdome, lombar, nádegas, quadris, coxas e seios, sem passar na região dos mamilos.
Drenagem linfática
Essa massagem suave ajuda a reduzir a retenção de líquido e diminuir os inchaços e pesos nas pernas comuns da gravidez. Além de prevenir e tratar as complicações decorrentes da gestação, auxilia no alívio de problemas circulatórios e musculares, assim como de outros problemas relacionados às alterações hormonais, como enxaqueca, insônia, constipação e fadiga.
Na gestação, deve-se dar ênfase à sua prevenção, conhecer seus antecedentes pessoais e familiares que justifiquem a atenção e os cuidados ainda maiores. As visitas ao dermatologista são imprescindíveis.
Por Vila Mulher
4 Coisas que você deveria saber sobre as doulas
Cão acompanha parto da dona e não a deixa sozinha nunca
OMS dá novas orientações para que o parto normal seja mais positivo
Hiperêmese gravídica, a complicação da gravidez de Kate Middleton
Mãe leva pistola para a maternidade com medo de Violência Obstétrica
7 coisas que você não sabia sobre a fertilidade