Foto - Shutterstock
Você e seu parceiro costumam dividir as tarefas domésticas? Pois deviam. Um estudo realizado na Universidade de Ontário, no Canadá, mostrou que casais que dividem tarefas são mais tranquilos e felizes em comparação aos que não dividem. E isso inclui cozinhar.
Se antigamente, o ato de preparar o jantar e o almoço era tarefa dela, agora virou um meio de união entre os pombinhos, principalmente recém-casados. E há indícios de que cozinhar a dois, além de melhorar a comunicação entre o casal, ainda dá uma apimentada na vida sexual.
O casal Francine Palma Prestes, de 21 anos, e Fabio Dias, 30, conta que encontrou na cozinha a harmonia do relacionamento e lá, dividir as tarefas funciona. "Nós dois gostamos de cozinhar, cada um a sua maneira, e a culinária trouxe o equilíbrio do dia a dia para as nossas vidas. Para evitar brigas, dividimos as tarefas que cada um terá na hora de preparar o jantar, erro muito comum entre os recém-casados que não separam os afazeres", conta Francine. E o casal revela que até encontram na cozinha uma forma de se reconciliar: "Quando acontecem umas briguinhas, o brigadeiro é a receita certa para gente fazer as pazes.", revelam".
O gosto pela culinária surgiu desde muito cedo para os dois; enquanto um via a mãe cozinhar o outro foi buscar inspiração em programas de culinária. "O legal aqui em casa é que ela curte as receitas doces e eu já prefiro os pratos salgados", conta Fabio.
Como os dois trabalham o dia inteiro, os pratos são planejados com antecedência. "Planejamos o que vamos comer no dia seguinte, durante o jantar. Isso nos ajuda muito a manter o equilíbrio da casa." E essa é a rotina da maioria dos casais. A nossa dica é eleger um dia da semana para cozinhar juntos e no fim de semana anterior, listar e comprar os ingredientes. Assim ninguém precisa correr de última hora no mercado por que faltou algum ingrediente.
E para evitar desperdícios, o casal diz que é preciso consciência sempre que for cozinhar, inclusive para não ficar com sobras da semana. "Muita gente acaba fazendo comida demais e fica lá por dias. Aqui em casa a gente pensa bastante nisso, até porque gostamos bastante de variar nas refeições, por isso, optamos sempre em fazer pratos seguindo as medidas para nós dois", finaliza Francine.
Cozinha para 2
O casal de filmmakers Carol Thomé e Duca Mendes também prova que cozinhar em conjunto deixa homens e mulheres mais organizados e com tempo mais livre para curtir o aconchego do lar. Tanto assim que ao observar a falta de receitinhas simples na web resolveu lançar o projeto "Cozinha para 2" em outubro de 2012.
Desde então os vídeos produzidos por eles são um sucesso até mesmo entre os solteiros, pois os pratos tem poucos ingredientes e são fáceis de fazer. Dá só uma olhada nessa receitinha de omelete feito no forno com tomates. Que compartilhar com namorado/marido ainda hoje?
Por Kelly Jamal
Orbiting: o término de namoro que está sempre presente
Artista cria 'prêmios' p/ homens que não fazem mais do que a obrigação
Recado para quem está sozinho neste dia dos namorados
5 dicas de presentes para namorados apaixonados por tecnologia
Os 5 signos mais fieis do zodíaco
Aplicativo te ajuda a cuidar do seu casamento de forma prática