Dificuldade para engravidar? Aproximadamente 280 mil casais no Brasil convivem com problemas de infertilidade, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde. Em termos gerais no mundo, cerca de 10 a 15% dos casais têm dificuldade de engravidar.
A infertilidade é identificada quando o casal mantêm relações sexuais regulares por pelo menos 12 meses, sem métodos anticoncepcionais, e ainda assim não consegue engravidar. As causas desses problemas, no entanto, podem variar muito e o insucesso pode estar tanto na mulher quanto no homem.
Síndrome dos Ovários Policísticos, endometriose, problemas na ovulação, alterações tubárias e uterinas correspondem a 40% dos quadros de esterilidade feminina, de acordo com especialistas do Grupo Huntington de Medicina Reprodutiva.
O Dr. Vamberto Maia Filho, médico Co-responsável pela unidade Huntington do Hospital e Maternidade Santa Joana explica que o fator idade também prejudica a qualidade e quantidade de óvulos. "Além das causas habituais de infertilidade mulheres com idade acima dos 40 anos e que desejam engravidar são um grupo que vem crescendo nos consultórios" .
No caso dos homens, os problemas na formação e transporte dos espermatozoides são responsáveis por 20% dos casos de infertilidade.
Veja as causas de infertilidade:
Mulheres
Síndrome dos Ovários Policísticos: Falta de ovulação e a presença de vários microcistos no útero associadas à presença de pelos e acnes podem caracterizar a Síndrome.
Alterações Uterinas: Miomas, pólipos e má formação uterina, apesar de não muito comuns, impedem que o embrião se desenvolva, causando aborto.
Alterações Tubárias: Caracteriza-se por obstrução bilateral das trompas, alteração da aderência e distorções que levam a quadros inflamatórios ou até mesmo à endometriose.
Endometriose: Doença que tem se tornado cada vez mais comum e é caracterizada pela presença do endométrio (tecido que reveste a parede interna do útero) em outros órgãos, como ovários, tubas, bexiga e intestino. Além de infertilidade, a endometriose pode causar dor.
Homens
Varicocele: Trata-se a presença de varizes no cordão espermático, localizado no escroto. Essas varizes aumentam a temperatura intratesticular e afetam a formação dos espermatozoides.
Medicamentos : Algumas drogas podem levar à infertilidade definitiva ou temporária. As principais são medicamentos usados em quimioterapia, radiação ou hormônios exógenos.
Vasectomia: Fator responsável pelo bloqueio dos ductos que transportam espermatozoides.
Orbiting: o término de namoro que está sempre presente
Artista cria 'prêmios' p/ homens que não fazem mais do que a obrigação
Recado para quem está sozinho neste dia dos namorados
5 dicas de presentes para namorados apaixonados por tecnologia
Os 5 signos mais fieis do zodíaco
Aplicativo te ajuda a cuidar do seu casamento de forma prática