Fabiana Cozza e Giana Viscardi. Foto: Divulgação
O Brasil herdou diversas culturas do continente africano. A principal delas é sem dúvida o samba. Beth Carvalho, Eliana de Lima, Alcione e Leci Brandão são alguns nomes que exaltaram o ritmo no Brasil. Engana-se quem pensa que o samba pode morrer. Novas vozes femininas nasceram para dar continuidade a esta preciosidade vinda do continente-mãe.
Entre todos os sucessos da nova geração, dois nomes se destacam. Fabiana Cozza e Giana Viscardi. Além do dom, as duas têm em comum a busca pelo aperfeiçoamento. Envolvidas com a arte desde muito jovens, passaram por diversas escolas e áreas artísticas.
A paulistana Fabiana Cozza, 35 anos, tem uma ampla área de atuação. Nos palcos desde os 21 anos, ela tem experiência no teatro, dança e música. Embora o talento seja evidente, Fabiana não deixou de estudar, aperfeiçoou sua expressão cênica e interpretação.
Seu primeiro CD, intitulado "O samba é meu dom", foi lançado em 2004 e presta uma homenagem aos compositores Wilson das Neves e Paulo César, criadores da música que dá nome ao álbum. Três anos depois, em 2007, foi lançado seu segundo trabalho. Desta vez a homenagem foi a Roque Ferreira e a canção "Quando do céu clarear" deu nome ao novo CD. Deste álbum veio um DVD, de mesmo nome, que contou com a participação especial de Maria Rita e do rapper Rappin Hood.
A cantora Fabiana Cozza abriu o Prêmio da Música Brasileira em homenagem a Clara Nunes no Canecão, no Rio de Janeiro. Participou do Festival de Cultura Brasileira na Bulgária e do MusicFest Vancouver, no Canadá.
Giana Viscardi é cantora e compositora, nasceu em São Paulo em 1976. Estudou no Centro Livre de Aprendizagem Musical (Clam), escola dirigida pelo histórico Zimbo Trio, e em seguida rumou para Boston, nos Estados Unidos. Estes dois ambientes lhe renderam grandes aprendizagens de música, como princípios de bossa nova e jazz, além de ensinamentos para a vida. Na América do Norte fez música sem a influência dos amigos e a proteção dos familiares.
Seu primeiro álbum, "Tinge", foi produzido fora do país, Giana voltou ao Brasil para lançá-lo. Assim como Fabiana, a compositora tem dois discos gravados. Seu segundo trabalho, "4321", mostra toda a sua ousadia. O guitarrista Michael Ruzitschka colaborou com Giana e a parceria permitiu que a paulistana ganhasse espaço no mundo.
O lançamento do DVD "Quando do céu clarear" foi feito em parceria com a TV Cultura. Na ocasião também foi apresentado um documentário que contava a vida da artista e sua trajetória musical.
Atualmente Giana Viscardi prepara o seu terceiro álbum e Fabiana Cozza trabalha na turnê de seu terceiro CD de título homônimo. Este trabalho produzido e dirigido por Paulão 7 Cordas e conta com a participação do pai da artista, Oswaldo dos Santos.
Por Bianca de Souza (MBPress)
Pai de Meghan Markle diz que ela está apavorada com a vida de realeza
Os jogadores mais gatos da Copa do Mundo 2018
10 coisas que Meghan Markle não pode fazer por ter casado com Harry
Os 10 atores mais gatos da novela 'Segundo Sol' + Instagram de todos!
5 novidades para esperar de "Segundo Sol", nova novela das nove
Met Gala 2018: todos os looks e novidades do Baile do Met