Brasileiras são conhecidas mundialmente pelo corpão violão e curvas acentuadas. E a maioria de nós considera isso ótimo, a não ser por um porém; encontrar uma calça jeans perfeita é tarefa quase que impossível.
O mercado brasileiro está lotado de loja estrangeiras, que têm modelagem baseada no corpo americano ou europeu (que não costumam ter o mesmo quadril que nós e são mais quadradinhas na cintura). Aí você entra na loja e acaba escolhendo uma calça com dois números maiores só por causa do quadril, mas ela fica larga na cintura, não é mesmo?
Pensando nessa dificuldade, algumas grifes se adequam ao nosso corpo, e nós só temos a agradecer. A Levi’s, por exemplo, encontrou a fórmula ideal para vestir mulheres de diferentes shapes, criando a linha Levi’s Curve ID. As calças são feitas com um sistema de caimento revolucionário baseado na forma, e não no tamanho, de cada mulher, o que até meados dos anos 2000, nunca tinha sido desenvolvido.
A marca estudou mais de 60 mil corpos femininos em 18 países e chegou a três conclusões de shapes; Slight Curve (formas retas), Demi Curve (proporções homogêneas) e Bold Curves (curvas acentuadas). O último modelo tem caimento mais adequado para as brasileiras, abraçando e ajustando o quadril.
“Nossa abordagem revolucionária vai muito além do tamanho da cintura e quer ajustar-se às curvas reais do corpo inteiro da mulher. Nós criamos os três caimentos customizados que atendem uma parcela de tipos de shapes, permitindo que as mulheres encontrem seu caimento perfeito e ajudando-as a sentirem-se confiantes e sexies em seu jeans”, disse You Nguyen, vice-presidente de Merchandising e Design Feminino da marca Levi’s.
Duas coisas são essenciais para compor o jeans das brasileiras: beleza e conforto. E para encontrá-los, com certeza você irá experimentar diversas calças antes de encontrar a ideal para você. E tome fôlego, pois essa tentativa é a única maneira de encontrar o jeans nosso de cada dia. Segundo uma pesquisa feita pelo Ibope em 2013, 46% dos brasileiros usa calça jeans todos os dias. Nada mais justo do que ela ser confortável e te deixar linda, certo?
“As brasileiras pedem shapes que delineiam o quadril e que causam os efeitos ‘lifting’ e ‘slimming’, levantando e afinando a silhueta. Para alcançar esse resultado, o design dos bolsos traseiros, maiores ou menores, e da cintura, mais alta ou mais baixa vão fazer toda a diferença. Há mercado para toda uma variedade de shapes, mas os mais ajustados no quadril, seja skinny ou flare, são os mais vistos por aqui”, revela Lorena Botti, porta-voz e cool hunter da Vicunha Têxtil.
Na busca pelo jeans perfeito, as brasileiras também devem prestar atenção não apenas na modelagem, mas no material em que a calça é feita. “A mulher brasileira é extremamente ativa, precisando de tecidos que propiciam sensação de conforto e liberdade de movimento. Materiais com alta elasticidade e toque macio são os que mais fazem sucesso”, conta Lorena.
A Vicunha Têxtil tem algumas linhas que buscam essa mescla de necessidades das brasileiras, como Perfect Fit, com altíssimo stretch e recuperação perfeita, ou seja, permite movimento sem perder a forma. Outros exemplos são as linhas Denim Care e Color Care, compostas de tecidos construídos com o fio de poliamida Emana®, que possui cristais de cerâmica bioativos que estimulam a circulação amenizando o aspecto de celulite.
Por Helena Dias
Moda Verão 2019: tendências, cores e apostas
Peças chave que você precisa ter no guarda-roupa de inverno
Adereços e Maquiagens de Carnaval: inspirações para a folia!
Estilista criou uma calça jeans fio dental
Poses do Instagram: aumentar o bumbum, diminuir a barriga e pose bambi
Top com jaqueta é tendência absoluta entre as famosas