Cena de "O Artista". Foto reprodução Imdb
O Oscar 2012 acontecerá no dia 26 de fevereiro no Kodak Theater, em Los Angeles, e entre as diversas categorias concorrentes, estará a de melhor figurino com cinco filmes, e nesse quesito o destaque vai para o estilo retrô.
Os filmes são todos de época, o que nos proporciona um festival de lindos figurinos, tecidos e cores. O primeiro indicado é um dos favoritos do ano para levar a estatueta de melhor filme, "O artista", o filme mudo e em preto e branco, tem dois lindos aspirantes a artistas como protagonistas. O figurino é repleto de franjas, cintura baixa, e chapéus, bem ao gosto das melindrosas dos anos 20 aos 40.
Em "Anonymous" que se passa na Inglaterra do século 16, a autoria das obras do grande Willian Shakespeare é colocada à prova. O figurino é aquele com cara de Rainha Elizabeth - espartilhos, rendas e vestidões para a Rainha que é a única personagem feminino da película. Os homens vestem cores escuras, e roupas pesadas, em mantos, casacos, chapéus e indumentária militar.
A adaptação do romance de 1847, "Jane Eyre" para o cinema já foi feita antes, mas o figurino é uma das ótimas novidades. A história da órfã que depois de rejeitada pela tia, se torna rica na vida adulta através de uma herança, traz um figurino de época que varia do escuro, fechado e austero para outros mais coloridos e alegres de acordo com a evolução da personagem. Michael O’Connor, o responsável pelo figurino do longa, já ganhou um Oscar em 2008 por "A Duquesa".
Uma história ambientada na Paris dos anos 30, já exala charme, esse é o começo do enredo do filme "A Invenção de Hugo Cabret", dirigido por Martin Scorsese. Nesse cenário vive um menino de 12 anos, que vive com o tio que é relojoeiro na estação de Montparnasse, e que acaba sozinho e encontra num antigo projeto com ar de futuro a sua fantasia. Parece lindo. O figurino teen é de casaquinhos escuros com ar de belle époque.
O segundo filme dirigido por Madonna, "W.E - o romance do século" deveria ser o "figurino do século", e está repleto de marcas como Balenciaga, Christian Dior, John Galliano, Vionnet e Issa, além de joias Pierre Cartier. E por aí vai, e com um closet com mais de 80 figurinos para a atriz Andrea Riseborough.
Essa beleza visual toda foi criada por Arianne Phillips, stylist de Madonna há mais de uma década. A trama do filme é bem interessante e conta uma historia de amor nada convencional, pelo menos para o final da década de 30, quando o rei Edward VIII escolheu se casar com uma plebeia divorciada duas vezes, Wallis Simpson vivida por Andrea Riseborough. Em paralelo, nos anos 90 a história vai inspirar uma mulher que resolve pesquisar a fundo essa história.
Confira os trailers de cada filme:
O artista
Anonymous
Jane Eyre
A Invenção de Hugo Cabret
W.E.
Por Giseli Miliozi
Os detalhes do vestido de casamento de Camila Queiroz
Vestidos de noiva da família real britânica: a evolução dos modelos
Baile de Carnaval da Vogue 2018: looks das famosas
Marina Ruy Barbosa usou 5 vestidos de noiva! Qual seu favorito?
7 looks que provam que Simaria é a Kim Kardashian brasileira
Os looks das celebridades no Billboard Music Awards 2016