Sabrina Sato nos ensaios da Vila Isabel/Foto arquivo MBPress
Há quem diga que no Brasil o ano só começa depois da quarta-feira de Cinzas. O que não é completamente mentira. O mundo inteiro sabe que brasileiro adora Carnaval. Mais do que isso, muitas pessoas aqui vivem de Carnaval. E entre as profissões que se encaixam muito bem neste universo está a de estilista. Mas, como ele trabalha e quais são os maiores desafios ao criar uma fantasia que pode definir o título de campeã?
O estilista da escola Vila Isabel, do Rio de Janeiro, Henrique Filho, conta que o trabalho de apuração, em busca de inspiração, é minucioso. "Pesquisei em livros e enciclopédias. Conversei muito com especialistas no assunto e com os responsáveis pela ala da bateria", diz. Henrique é o criador da fantasia da apresentadora Sabrina Sato, que este ano será Rainha de Bateria da Vila Isabel pela primeira vez.
Para o carnaval de 2011, o tema escolhido para o enredo da escola foi, não estranhem, cabelo. Sim, cabelo. Todas as alas da escola irão fazer referência a este assunto. A fantasia usada pela ex-BBB será uma das mais caras da história da escola. Embora Henrique Filho não tenha confirmado a informação, há boatos de que o custo da fantasia chegará a R$ 80 mil.
Sabrina Sato nos ensaios da Vila Isabel/Foto arquivo MBPress
"A fantasia de Sabrina é toda em metal banhada a ouro, com pedra de águas marinhas e cristais", afirma Henrique. O estilista garantiu que Sabrina aprovou o modelo. "Ela ficou apaixonada pelo desenho, não exigiu nada, simplesmente adorou", diz Henrique, cheio de orgulho. O responsável pela fantasia lembra que o desenho é diferente da roupa. O estilista idealiza uma coisa, mas na hora de transformar em realidade sai outra.
Henrique garante que a celebridade tem todo o direito de opinar sobre a peça. "Nós criamos juntos, sempre há ajustes a fazer", diz. Sobre Sabrina, o estilista afirma: "É o primeiro ano que eu faço roupa para ela, e é a primeira vez que ela sai como Rainha de Bateria em uma escola do Rio. Até agora está correndo tudo bem", comemora. "Em breve ela virá para a primeira prova", completa.
Ao ser questionado sobre como evitar que a fantasia caia na avenida, Henrique foi categórico: "De repente acontece, não há formulas nem truques, isso pode acontecer com qualquer um. Graças a Deus, nunca aconteceu comigo", afirma. "Para tentar prevenir, em primeiro lugar, a fantasia deve ser leve, as armações de aço bem fininho e, mesmo soldadas, podem cair", conta o estilista.
Por Bianca de Souza (MBPress)
Os detalhes do vestido de casamento de Camila Queiroz
Vestidos de noiva da família real britânica: a evolução dos modelos
Baile de Carnaval da Vogue 2018: looks das famosas
Marina Ruy Barbosa usou 5 vestidos de noiva! Qual seu favorito?
7 looks que provam que Simaria é a Kim Kardashian brasileira
Os looks das celebridades no Billboard Music Awards 2016